Dispositivos metodológicos de inter-relação na organização e representação da informação arquivística e bibliográfica da coleção do Prof. Frederico Edelweiss no espaço lugares de memória (SIBI/UFBA)
Palabras clave:
Biblioteca particular, Arquivos pessoais, Organização da informação, Marcas de proviniência, Coleção Frederico Edelweiss, Lugares de MemóriasResumen
Os fundamentos, que unem a ideia de patrimônio documental como substratos para a formação de uma história, de uma identidade e de uma memória, sejam elas institucionais ou coletivas, possibilita uma concepção de "lugares de memória" como espaço de organização da informação, da representação do conhecimento e de preservação de acervos compostos de coleções especiais bibliográficas e arquivísticas. Os “lugares de memória” não surgem de forma espontânea, é preciso criar. Com base nessa perspectiva, a existência desse espaço físico e simbólico precisa ter significado, representar, revelar e ressignificar memórias traduzidas em narrativas ou em silêncios, conferindo sentido a todo tipo de objeto, que compõe o seu patrimônio material e imaterial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Alice Santos Ribeiro, Ivana Aparecida Borges Lins, Hildenise Ferreira Novo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.