O processo de fundação das primeiras bibliotecas públicas na Bahia
Palavras-chave:
Biblioteca Publica, Biblioteca Publica- Processo Histórico Baiano, Bibliotecas Publicas e Municipais - Bahia, Biblioteca - HistóriaResumo
O artigo tem como objetivo identificar as primeiras bibliotecas públicas criadas no estado da Bahia, Brasil, apresentando uma linha do tempo a partir do ano de criação desses equipamentos culturais. Os dados da pesquisa se constituem de levantamentos bibliográficos e documentais que contribuíram para identificar os fundamentos históricos e políticos das primeiras BP municipais baianas. A pesquisa aqui apresentada resgata um cenário compreendido entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX, tendo como ponto de partida a inundação da Biblioteca Pública da Bahia – ocorrida no ano de 1811. As análises dos dados levantados consistiram a partir da dedução e indução do que foi coletado, observando o ano de criação, as iniciativas e as possíveis contribuições do poder público no que diz respeito ao seu funcionamento.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fabiano Cataldo de; FERREIRA, Frederico Antônio. A Pesquisa e a escrita da história das bibliotecas: uma proposta de abordagem metodológica a partir do caso da Bibliotheca Publica da Bahia (1811-1818). In: LESSA, Bruna; LINS, Ivana (Org.). Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 209-231.
BRASIL. Decreto Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Rio de Janeiro, RJ, Presidência da República, [1937]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del093.htm. Acesso em: 17 jun. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LINS, Ivana Aparecida Borges. Biblioteca pública, convergências e divergências: Chile, Colômbia e Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
MILANESI, Luiz. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002.
MILANESI, Luiz. O que é biblioteca? São Paulo: Brasiliense, 1983.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1979. (Biblioteca Universitária de literatura brasileira, Série A, v. 6).
NOVO, Hildenise Ferreira; RODRIGUES, Marina Brito. Competências em Informação no Contexto da Biblioteca Pública. In: LESSA, Bruna; LINS, Ivana (Org.). Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2021. p.191-207.
OLIVEIRA, Sandra Nívia Soares de. Um modelar estabelecimento de ensino: o Colégio Santanópolis na cidade de Feira de Santana. (1934-1959). Tese de Doutorado em Educação. FACED/UFBA. Orientação Profª Drª Sara Martha DICK. 03 de fevereiro de 2014.
SILVEIRA, Denise T.; CÓRDOVA, Fernanda P. A. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, mai/ago. 2000.
SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública brasileira: desempenho e perspectivas. São Paulo: Lisa, 1980.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SOARES, Francisco Sérgio Mota et al. A Biblioteca pública da Bahia: dois séculos de história. Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudio Silva de Jesus, Ivana Aparecida Borges Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.