O processo de fundação das primeiras bibliotecas públicas na Bahia

Autores

  • Cláudio Silva de Jesus Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Ivana Aparecida Borges Lins Universidade Federal da Bahia - UFBA https://orcid.org/0000-0003-0422-4135

Palavras-chave:

Biblioteca Publica, Biblioteca Publica- Processo Histórico Baiano, Bibliotecas Publicas e Municipais - Bahia, Biblioteca - História

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as primeiras bibliotecas públicas criadas no estado da Bahia, Brasil, apresentando uma linha do tempo a partir do ano de criação desses equipamentos culturais. Os dados da pesquisa se constituem de levantamentos bibliográficos e documentais que contribuíram para identificar os fundamentos históricos e políticos das primeiras BP municipais baianas. A pesquisa aqui apresentada resgata um cenário compreendido entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX, tendo como ponto de partida a inundação da Biblioteca Pública da Bahia – ocorrida no ano de 1811. As análises dos dados levantados consistiram a partir da dedução e indução do que foi coletado, observando o ano de criação, as iniciativas e as possíveis contribuições do poder público no que diz respeito ao seu funcionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Silva de Jesus, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal de Madre de Deus, Bahia. E-mail: csjesus@gmail.com

Ivana Aparecida Borges Lins, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Superitendente do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI/UFBA). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). E-mail: ivana.lins@gmail.com

Referências

AZEVEDO, Fabiano Cataldo de; FERREIRA, Frederico Antônio. A Pesquisa e a escrita da história das bibliotecas: uma proposta de abordagem metodológica a partir do caso da Bibliotheca Publica da Bahia (1811-1818). In: LESSA, Bruna; LINS, Ivana (Org.). Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 209-231.

BRASIL. Decreto Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Rio de Janeiro, RJ, Presidência da República, [1937]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del093.htm. Acesso em: 17 jun. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LINS, Ivana Aparecida Borges. Biblioteca pública, convergências e divergências: Chile, Colômbia e Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

MILANESI, Luiz. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2002.

MILANESI, Luiz. O que é biblioteca? São Paulo: Brasiliense, 1983.

MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1979. (Biblioteca Universitária de literatura brasileira, Série A, v. 6).

NOVO, Hildenise Ferreira; RODRIGUES, Marina Brito. Competências em Informação no Contexto da Biblioteca Pública. In: LESSA, Bruna; LINS, Ivana (Org.). Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2021. p.191-207.

OLIVEIRA, Sandra Nívia Soares de. Um modelar estabelecimento de ensino: o Colégio Santanópolis na cidade de Feira de Santana. (1934-1959). Tese de Doutorado em Educação. FACED/UFBA. Orientação Profª Drª Sara Martha DICK. 03 de fevereiro de 2014.

SILVEIRA, Denise T.; CÓRDOVA, Fernanda P. A. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, mai/ago. 2000.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública brasileira: desempenho e perspectivas. São Paulo: Lisa, 1980.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SOARES, Francisco Sérgio Mota et al. A Biblioteca pública da Bahia: dois séculos de história. Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2011

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

JESUS, C. S. de; LINS, I. A. B. O processo de fundação das primeiras bibliotecas públicas na Bahia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 39–49, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57950. Acesso em: 5 nov. 2024.