Dispositivos metodológicos de inter-relação na organização e representação da informação arquivística e bibliográfica da coleção do Prof. Frederico Edelweiss no espaço lugares de memória (SIBI/UFBA)
Keywords:
Biblioteca particular, Arquivos pessoais, Organização da informação, Marcas de proviniência, Coleção Frederico Edelweiss, Lugares de MemóriasAbstract
Os fundamentos, que unem a ideia de patrimônio documental como substratos para a formação de uma história, de uma identidade e de uma memória, sejam elas institucionais ou coletivas, possibilita uma concepção de "lugares de memória" como espaço de organização da informação, da representação do conhecimento e de preservação de acervos compostos de coleções especiais bibliográficas e arquivísticas. Os “lugares de memória” não surgem de forma espontânea, é preciso criar. Com base nessa perspectiva, a existência desse espaço físico e simbólico precisa ter significado, representar, revelar e ressignificar memórias traduzidas em narrativas ou em silêncios, conferindo sentido a todo tipo de objeto, que compõe o seu patrimônio material e imaterial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Alice Santos Ribeiro, Ivana Aparecida Borges Lins, Hildenise Ferreira Novo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.