Mestre João do Boi e suas canções:
registros da memória e da resistência vão além da escrita e oralidade
Palavras-chave:
Memória, Samba chula, Cultura popular, Mestre João do Boi, Tradição, Recôncavo baiano, Memória coletiva, Música popularResumo
O artigo trata de estudos sobre a cultura popular com ênfase na tradição do samba chula. O objetivo central é refletir sobre a memória social abordando um fenômeno que envolve os fazeres da vida individual e que alcança a vida coletiva, na comunidade de São Braz, cidade do Recôncavo Baiano, como é o caso do estudo sobre o mestre João do Boi e a sua criação musical. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma pesquisa exploratória, com método de abordagem indutiva e dedutiva. Os dados apresentados ancoraram-se em levantamento bibliográfico e documental. Os resultados apontam para a necessidade do fortalecimento de pesquisas no campo da Ciência da Informação que resgatem a memória individual para a preservação da informação de saberes tradicionais da cultura local e nacional.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos). Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/matc3a9ria-e-mem-c3b3ria.pdf. Acesso em: 22 outubro/2021
DIEHL, Astor Antonio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
DÖRING, Katharina. Cantador de chula: o samba antigo do recôncavo baiano. 1. ed. Salvador, BA: Pinaúna, 2016.
FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.
FIGUEIREDO, Marina M. A mariscagem e as mulheres na Baía do Iguape - BA. Seminário Espaços Costeiros, [S. I.], UFBA, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/secosteiros/article/view/14669. Acesso em 15 jan. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
HOFFMAN, Daniela; FAGUNDES, Lea. Cultura digital na escola ou escola na cultura digital? Revista Renote: Novas Tecnologias na educação, Rio Grande do Sul, FURGS, vol. 2, n. 2, 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14599. Acesso em: 15 jan. 2021.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da história social do samba. 6.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
MENDES, Roberto e JÚNIOR, Waldomiro. Chula, comportamento traduzido em canção (A música raiz do Recôncavo Baiano na formação da nacionalidade brasileira) – Edição Fundação ADM/Master Mind. 1. ed. Salvador, BA. 2008.
MENDES, Roberto. O Samba Antes do Samba – Episódio 1: Quando mais a gente ensina, mas aprende o que ensinou (Série Documentário) – YouTube, 23 de out. de 2020. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL2O7NNoFja1KJBlS03NwB5NxafK-moUkjN Acesso em: 06 out. 2021
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara AunKhoury: História e Cultura. v. 10. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763 Acesso em: 15 jul. 2021
S187. Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF: Iphan, 2006.
TOMAZ, Carlos Alberto. Psicobiologia da Memória - Psicol. USP v.4 n.1-2 São Paulo. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pi-d=S1678-51771993000100004 Acesso em: 15 out. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fidelis Tavares de Melo, Ivana Aparecida Borges Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.