Dispositivos metodológicos de inter-relação na organização e representação da informação arquivística e bibliográfica da coleção do Prof. Frederico Edelweiss no espaço lugares de memória (SIBI/UFBA)

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca particular, Arquivos pessoais, Organização da informação, Marcas de proviniência, Coleção Frederico Edelweiss, Lugares de Memórias

Resumo

Os fundamentos, que unem a ideia de patrimônio documental como substratos para a formação de uma história, de uma identidade e de uma memória, sejam elas institucionais ou coletivas, possibilita uma concepção de "lugares de memória" como espaço de organização da informação, da representação do conhecimento e de preservação de acervos compostos de coleções especiais bibliográficas e arquivísticas. Os “lugares de memória” não surgem de forma espontânea, é preciso criar. Com base nessa perspectiva, a existência desse espaço físico e simbólico precisa ter significado, representar, revelar e ressignificar memórias traduzidas em narrativas ou em silêncios, conferindo sentido a todo tipo de objeto, que compõe o seu patrimônio material e imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Santos Ribeiro, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bibliotecária-Documentalista da UFBA.

Ivana Aparecida Borges Lins, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da UFBA. Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia - SIBI/UFBA.

Hildenise Ferreira Novo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da UFBA.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

RIBEIRO, M. A. S.; LINS, I. A. B.; NOVO, H. F. Dispositivos metodológicos de inter-relação na organização e representação da informação arquivística e bibliográfica da coleção do Prof. Frederico Edelweiss no espaço lugares de memória (SIBI/UFBA) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 149–151, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58052. Acesso em: 25 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)