GLOBALIZAÇÃO DIGITAL E DESENVOLVIMENTO:
REGULAÇÃO E JURISDIÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.57229Palavras-chave:
Globalização, Desenvolvimento, Jurisdição, Defesa de Direitos, Era DigitalResumo
Com a globalização e o desenvolvimento tecnológico, especialmente com o advento da Internet e a criação de ferramentas de acesso, a informação passa a ter um valor estratégico na sociedade. A perspectiva econômica inicial ligada à ideia de globalização se funde com a nova sociedade de informação e com a democratização da Internet. Nessa perspectiva, é necessário repensar as necessidades sociais, a preservação de direitos e as assimetrias identificadas entre os atores que participam dessas novas relações. Assim, o presente estudo se propõe a analisar a relação entre a globalização, desenvolvimento e defesa de direitos na era digital, considerando os novos desafios dessa relação, trazendo ao debate temas, tais como, direito ao trabalho, direito ao desenvolvimento, direito à liberdade de informação e de expressão, entre outros, e conflitos entre direitos. A análise da legislação nacional e internacional, bem como o papel da jurisdição nacional na regulação da Internet para a garantia de direitos é essencial para alcançar o objetivo proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado