O JULGAMENTO DO RHC 222.599 PELO STF E A (IN)COMPATIBILIDADE DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL COM OS CRIMES RACIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DA LEGALIDADE PENAL.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.55167Palavras-chave:
RHC nº 222.599;, Acordo de Não-Persecução Penal;, Crimes Raciais;, Ativismo Judicial;, Princípio da Reserva LegalResumo
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar criticamente a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito do RHC nº 222.599, por meio da qual prevaleceu a tese de que o alcance material do Acordo de Não Persecução Penal não abarcaria os crimes raciais. Contextualiza-se o precedente do tribunal diante do fenômeno do ativismo judicial, para, então, criticá-lo à luz do princípio constitucional da reserva legal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado