IMAGENS DE CONTROLE EM CENA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA/CÊNICA DE AUTORIA DE MULHERES NO NORDESTE DO BRASIL (2015-2021)
IMAGES OF CONTROL ON STAGE: A LOOK AT THE DRAMATURGY/PERFORMANCE OF WOMEN OF BRAZILIAN NORTHEAST (2015-2021)
DOI :
https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.48943Mots-clés :
Teatro brasileiro do Nordeste. Dramaturgia brasileira do Nordeste. Mulheres. Imagens de controle. Feminismos.Résumé
Propomos uma revisão e atualização críticas dos resultados de uma pesquisa realizada em torno do trabalho de dramaturgos atuantes no Sudeste do país entre 2002 e 2012. Empreendendo um desvio em relação àquele corpus, olhamos para as iniciativas lideradas por mulheres nos âmbitos da dramaturgia e da cena no contexto da região Nordeste entre os anos de 2015 e 2021, as quais lemos de uma perspectiva crítica feminista, tomando como chave para análise-interpretação a ideia de “imagens de controle” de Patricia Hill Collins (2019). Após a exposição de um breve panorama dessa produção, feito a partir de um levantamento nos principais portais de crítica da área e de artistas/coletivos/trabalhos que já conhecemos, apresentamos nossa análise-interpretação da dramaturgia/cena de duas peças: Isto não é uma mulata (2015), de Mônica Santana, e Violetas (2016), de Mayra Montenegro. Nossa hipótese é a de que, ao proceder à exposição e crítica de uma série de imagens de controle associadas a mulheres, a produção dessas atrizes-dramaturgas estaria atuando como uma estratégia de enfrentamento às opressões que tais imagens sintetizam.
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