IMAGENS DE CONTROLE EM CENA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA/CÊNICA DE AUTORIA DE MULHERES NO NORDESTE DO BRASIL (2015-2021)

IMÁGENES DE CONTROL EN ESCENA: UNA MIRADA A LA PRODUCCIÓN DRAMATURGICA/ESCÉNICA DE MUJERES DEL NORDESTE BRASILEÑO (2015-2021)

Autores/as

  • Nayara Macedo Barbosa de Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.48943

Palabras clave:

Teatro brasileño de Nordeste. Dramaturgia brasileña de Nordeste. Mujeres. Imágenes de control. Feminismos.

Resumen

Esta publicación se propone a una revisión y actualización críticas de los resultados de la investigación hecha en torno de la producción de dramaturgos actuantes en la región sudeste de Brasil entre 2002 y 2012. Emprendemos un desvío en relación con aquello corpus, mirando, ahora, para las iniciativas lideradas por mujeres en la dramaturgia/escena del nordeste de Brasil entre 2015-2021, las cuales leemos desde una perspectiva critica feminista, tomando como clave para análisis-interpretación la idea de “imágenes de control” de Patricia Hill Collins (2019). Después de proceder a la exposición de un breve panorama de esta producción, hecha por un levantamiento en los principales portales de critica teatral e de artistas/colectivos/trabajos a los que conocíamos, presentamos nuestra análisis-interpretación de la dramaturgia/escena de dos trabajos: Isto não é uma mulata (2015), de Mônica Santana, e Violetas (2016), de Mayra Montenegro. Nuestra hipótesis es que, al proceder a la exposición y critica de una serie de imágenes de control asociadas a mujeres, el trabajo de esas actrices-dramaturgas estaría actuando como una estrategia de enfrentamiento a las opresiones que esas imágenes sintetizan.

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Biografía del autor/a

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Professora temporária do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua na área de Artes, Culturas e Contemporaneidade. Doutora em Artes Cênicas pela mesma Universidade, na linha de pesquisa Dramaturgia, História e Recepção, com pesquisa sobre as Figuras presentes nas dramaturgias modernas e contemporâneas e sua atualização cênica sob um assim pensado regime de atuação figural. Licencianda em Teatro pela mesma instituição. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS), onde desenvolveu pesquisa sobre a(s) dramaturgia(s) brasileira(s) contemporânea(s). E bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde, desde 2010, é membro integrante do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia, Teatro e Performatividades. Ainda na Universidade Federal da Bahia, atuou como professora temporária da Escola de Teatro entre os anos de 2016 e 2017. Em 2018, fundou a Três de Copas produtora cultural juntamente com outras duas artistas da cena teatral baiana. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, Teoria e Interpretação Teatral. É diretora e atriz. 

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Brito, N. M. B. de. (2023). IMAGENS DE CONTROLE EM CENA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA/CÊNICA DE AUTORIA DE MULHERES NO NORDESTE DO BRASIL (2015-2021): IMÁGENES DE CONTROL EN ESCENA: UNA MIRADA A LA PRODUCCIÓN DRAMATURGICA/ESCÉNICA DE MUJERES DEL NORDESTE BRASILEÑO (2015-2021). Repertório, 1(40), e023001. https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.48943