A CONCEPÇÃO DOS ESPAÇOS: DESENHO, TATILIDADE E EXPERIÊNCIA NA ARQUITETURA E NO TEATRO
Mots-clés :
Arquitetura; Teatro; Memória; Sentidos; Desenho.Résumé
O presente artigo tem como objetivo aproximar conceitualmente a arquitetura e teatro, a partir do olhar do arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa (1936). As reflexões apresentadas neste artigo tiveram como base as análises da professora Tomoko Tamari, da Goldsmith - Universidade de Londres, dentre outros autores. Para Tamari e Pallasmaa, o desenho à mão é mais que apenas resposta muscular a esse ato, envolvendo os sentidos humanos, as memórias e a imaginação, em detrimento do desenho computacional. Iniciamos aqui um debate a respeito das conexões entre a idealização de espaços arquitetônicos e cênicos, em uma fusão entre a realidade imaginada e a desenhada. A mão-ferramenta, estruturada pelo tempo e pela experiência, é a agente da expressão do Eu do artista e assim, nestas conexões, em Edward Gordon Craig e Adolphe Appia, artistas e encenadores que utilizaram as suas mãos-ferramenta para a estruturação dos primeiros traços na cena moderna.
Téléchargements
Références
ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem/Emmanuel Alloa, (org.), - 1. ed. ; 2. reimp. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2017. (Coleção Filô/Estética).
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. – Tradução Terezinha de Faria. – São Paulo: Cengage Learning, 2013.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu, Cláudio C. Santoro; Revisão técnica: Rolf de Luna Fonseca. – 16ª ed. – Campinas, SP : Papirus, 2012. 8ª Reimpressão, 2021. – (Série Ofício da Arte e Forma).
FOCILLON, Henri. Elogio da mão (livro eletrônico) / Henri Focillon. Tradução de Samuel Titan Jr. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012. (Clássicos Serrote).
LANGER, Susanne K. Sentimento e forma. – São Paulo: Perspectiva, 2011.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação / Fayga Ostrower, 30. ed. – Petrópolis, Vozes, 2014. 3ª reimpressão, 2017.
PALLASMAA, Juhani. La Imagen Corporea. Imaginación e Imaginario em la Arquitectura. Traducción de Carles Muro. Editorial Gustavo Gili, SL, Barcelona, 2014.
PALLASMAA, Juhani. La Mano que Piensa. Sabiduria existencial y corporal en la arquitectura. Traducción de Moisés Puenté. Editorial Gustavo Gili, SL, Barcelona, 2014.
PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele: a Arquitetura e os Sentidos. Juhani Pallasmaa ; tradução técnica: Alexandre Salvaterra. – Porto Alegre : Bookman, 2011.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro/Patrice Pavis ; tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. – São Paulo: Perspectiva, 2017.
SARTRE, Jean-Paul. O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação / Jean-Paul Sartre ; edição revisada e apresentada por Arlette Elkaïm-Sartre ; tradução de Monica Stahel. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2019. (Textos Filosóficos).
SCHECHNER, Richard. O que é performance? New York & London: Routledge, 2006.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies – An Introduction. 4th Edition, New York & London: Routledge, 2020.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York & London: Routledge, 2003.
TAMARI, Tomoko. The Phenomenology of Architecture: A Short Introduction to Juhani Pallasmaa. Goldsmiths, University of London, UK, 2017, Vol. 23(1) 91–95. Disponível em: https://www.gold.ac.uk/icce/staff/tamari/
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luis Guilherme Barbosa dos santos, Robson Corrêa de Camargo 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.