O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35561

Mots-clés :

circo, pedagogia, artes cênicas, criação, iniciação artística

Résumé

A pedagogia do circo ainda carece de orientações sobre como evitar a dicotomia entre técnica e criação de sentido poético. Comumente observamos a iniciação ao circo conduzir o aprendizado de modo tecnicista. Esse relato de experiência apresenta o resultado de pesquisa extensionista que buscou soluções para esse problema a partir da questão ‘o que é circar?’. Aqui descrevemos a proposta pedagógica que criamos e experimentamos no projeto Cirthesis – Grupo de Pesquisa e Extensão em Pedagogia do Circo, do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. Essa proposta foi orientada pela definição de fundamentos da linguagem circense, por diálogos com os fundamentos da dança educativa (Laban) e do teatro gestual/físico (Lecoq), combinados aos procedimentos de preparação corporal e treinamento técnico já estabelecidos na pedagogia do circo. O resultado foi um procedimento de criação de aulas capaz de integrar as dimensões expressiva, criativa e poética ao aprendizado inicial de circo, a partir de recursos práticos de orientação pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bruno Barth Pinto Tucunduva, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do Cirthesis - Grupo de Extensão e Pesquisa em Pedagogia do Circo

Docente do Departamento de Educação Física

Setor de Ciências Biológicas

Universidade Federal do Paraná

Téléchargements

Publiée

2021-01-15

Comment citer

Tucunduva, B. B. P. (2021). O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35561

Numéro

Rubrique

EM FOCO