O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo
DOI :
https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35561Mots-clés :
circo, pedagogia, artes cênicas, criação, iniciação artísticaRésumé
A pedagogia do circo ainda carece de orientações sobre como evitar a dicotomia entre técnica e criação de sentido poético. Comumente observamos a iniciação ao circo conduzir o aprendizado de modo tecnicista. Esse relato de experiência apresenta o resultado de pesquisa extensionista que buscou soluções para esse problema a partir da questão ‘o que é circar?’. Aqui descrevemos a proposta pedagógica que criamos e experimentamos no projeto Cirthesis – Grupo de Pesquisa e Extensão em Pedagogia do Circo, do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. Essa proposta foi orientada pela definição de fundamentos da linguagem circense, por diálogos com os fundamentos da dança educativa (Laban) e do teatro gestual/físico (Lecoq), combinados aos procedimentos de preparação corporal e treinamento técnico já estabelecidos na pedagogia do circo. O resultado foi um procedimento de criação de aulas capaz de integrar as dimensões expressiva, criativa e poética ao aprendizado inicial de circo, a partir de recursos práticos de orientação pedagógica.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.