O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35561

Palabras clave:

circo, pedagogia, artes cênicas, criação, iniciação artística

Resumen

A pedagogia do circo ainda carece de orientações sobre como evitar a dicotomia entre técnica e criação de sentido poético. Comumente observamos a iniciação ao circo conduzir o aprendizado de modo tecnicista. Esse relato de experiência apresenta o resultado de pesquisa extensionista que buscou soluções para esse problema a partir da questão ‘o que é circar?’. Aqui descrevemos a proposta pedagógica que criamos e experimentamos no projeto Cirthesis – Grupo de Pesquisa e Extensão em Pedagogia do Circo, do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. Essa proposta foi orientada pela definição de fundamentos da linguagem circense, por diálogos com os fundamentos da dança educativa (Laban) e do teatro gestual/físico (Lecoq), combinados aos procedimentos de preparação corporal e treinamento técnico já estabelecidos na pedagogia do circo. O resultado foi um procedimento de criação de aulas capaz de integrar as dimensões expressiva, criativa e poética ao aprendizado inicial de circo, a partir de recursos práticos de orientação pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Barth Pinto Tucunduva, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do Cirthesis - Grupo de Extensão e Pesquisa em Pedagogia do Circo

Docente do Departamento de Educação Física

Setor de Ciências Biológicas

Universidade Federal do Paraná

Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Tucunduva, B. B. P. (2021). O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35561

Número

Sección

EM FOCO