A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo

Autores

  • Taís Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Palavras-chave:

teatro, dança, formação de professores, Brasil, Itália

Resumo

Este artigo analisa processos de formação docente em artes cênicas na Europa e no Brasil, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo desse estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de teatro e dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em teatro e dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas pela UNIBO (Itália) e UFBa (Brasil). Mestre em Educação (UFRGS) e Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Ferreira, T. (2019). A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Edição

Seção

EM FOCO