A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo

Authors

  • Taís Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Keywords:

teatro, dança, formação de professores, Brasil, Itália

Abstract

Este artigo analisa processos de formação docente em artes cênicas na Europa e no Brasil, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo desse estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de teatro e dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em teatro e dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Taís Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas pela UNIBO (Itália) e UFBa (Brasil). Mestre em Educação (UFRGS) e Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS).

Published

2019-12-21

How to Cite

Ferreira, T. (2019). A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Issue

Section

EM FOCO