A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo

Autores/as

  • Taís Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Palabras clave:

teatro, dança, formação de professores, Brasil, Itália

Resumen

Este artigo analisa processos de formação docente em artes cênicas na Europa e no Brasil, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo desse estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de teatro e dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em teatro e dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taís Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas pela UNIBO (Itália) e UFBa (Brasil). Mestre em Educação (UFRGS) e Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS).

Publicado

2019-12-21

Cómo citar

Ferreira, T. (2019). A formação dE professores de teatro e dança no Brasil e na europa: um comparativo. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33385

Número

Sección

EM FOCO