Ensino de Dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Josiane Gisela Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32014

Palabras clave:

Ensino de Arte. Ensino de Dança. Educação Básica. Docência. Prática Pedagógica.

Resumen

O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de Dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em Dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade Dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de Dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em Dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Gisela Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Curso de Dança - Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2018) e Mestre (2012 - Bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2008). Líder do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA CNPq).

Vera Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE CNPq).

Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Franken Corrêa, J. G., & dos Santos, V. B. (2021). Ensino de Dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32014

Número

Sección

REPERTÓRIO LIVRE