Ensino de Dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul

Autores

  • Josiane Gisela Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32014

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Ensino de Dança. Educação Básica. Docência. Prática Pedagógica.

Resumo

O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de Dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em Dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade Dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de Dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em Dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Gisela Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Curso de Dança - Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2018) e Mestre (2012 - Bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2008). Líder do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA CNPq).

Vera Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE CNPq).

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Franken Corrêa, J. G., & dos Santos, V. B. (2021). Ensino de Dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32014

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE