IMAGENS DE CONTROLE EM CENA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA/CÊNICA DE AUTORIA DE MULHERES NO NORDESTE DO BRASIL (2015-2021)

IMAGES OF CONTROL ON STAGE: A LOOK AT THE DRAMATURGY/PERFORMANCE OF WOMEN OF BRAZILIAN NORTHEAST (2015-2021)

Autores

  • Nayara Macedo Barbosa de Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.48943

Palavras-chave:

Teatro brasileiro do Nordeste. Dramaturgia brasileira do Nordeste. Mulheres. Imagens de controle. Feminismos.

Resumo

Propomos uma revisão e atualização críticas dos resultados de uma pesquisa realizada em torno do trabalho de dramaturgos atuantes no Sudeste do país entre 2002 e 2012. Empreendendo um desvio em relação àquele corpus, olhamos para as iniciativas lideradas por mulheres nos âmbitos da dramaturgia e da cena no contexto da região Nordeste entre os anos de 2015 e 2021, as quais lemos de uma perspectiva crítica feminista, tomando como chave para análise-interpretação a ideia de “imagens de controle” de Patricia Hill Collins (2019). Após a exposição de um breve panorama dessa produção, feito a partir de um levantamento nos principais portais de crítica da área e de artistas/coletivos/trabalhos que já conhecemos, apresentamos nossa análise-interpretação da dramaturgia/cena de duas peças: Isto não é uma mulata (2015), de Mônica Santana, e Violetas (2016), de Mayra Montenegro. Nossa hipótese é a de que, ao proceder à exposição e crítica de uma série de imagens de controle associadas a mulheres, a produção dessas atrizes-dramaturgas estaria atuando como uma estratégia de enfrentamento às opressões que tais imagens sintetizam.

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Biografia do Autor

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Professora temporária do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua na área de Artes, Culturas e Contemporaneidade. Doutora em Artes Cênicas pela mesma Universidade, na linha de pesquisa Dramaturgia, História e Recepção, com pesquisa sobre as Figuras presentes nas dramaturgias modernas e contemporâneas e sua atualização cênica sob um assim pensado regime de atuação figural. Licencianda em Teatro pela mesma instituição. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS), onde desenvolveu pesquisa sobre a(s) dramaturgia(s) brasileira(s) contemporânea(s). E bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde, desde 2010, é membro integrante do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia, Teatro e Performatividades. Ainda na Universidade Federal da Bahia, atuou como professora temporária da Escola de Teatro entre os anos de 2016 e 2017. Em 2018, fundou a Três de Copas produtora cultural juntamente com outras duas artistas da cena teatral baiana. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, Teoria e Interpretação Teatral. É diretora e atriz. 

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Brito, N. M. B. de. (2023). IMAGENS DE CONTROLE EM CENA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA/CÊNICA DE AUTORIA DE MULHERES NO NORDESTE DO BRASIL (2015-2021): IMAGES OF CONTROL ON STAGE: A LOOK AT THE DRAMATURGY/PERFORMANCE OF WOMEN OF BRAZILIAN NORTHEAST (2015-2021). Repertório, 1(40), e023001. https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.48943