A CONCEPÇÃO DOS ESPAÇOS: DESENHO, TATILIDADE E EXPERIÊNCIA NA ARQUITETURA E NO TEATRO

Autores

  • Luis Guilherme Barbosa dos santos Universidade Federal de Goiás
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade federal de Goiás

Palavras-chave:

Arquitetura; Teatro; Memória; Sentidos; Desenho.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo aproximar conceitualmente a arquitetura e teatro, a partir do olhar do arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa (1936). As reflexões apresentadas neste artigo tiveram como base as análises da professora Tomoko Tamari, da Goldsmith - Universidade de Londres, dentre outros autores. Para Tamari e Pallasmaa, o desenho à mão é mais que apenas resposta muscular a esse ato, envolvendo os sentidos humanos, as memórias e a imaginação, em detrimento do desenho computacional. Iniciamos aqui um debate a respeito das conexões entre a idealização de espaços arquitetônicos e cênicos, em uma fusão entre a realidade imaginada e a desenhada. A mão-ferramenta, estruturada pelo tempo e pela experiência, é a agente da expressão do Eu do artista e assim, nestas conexões, em Edward Gordon Craig e Adolphe Appia, artistas e encenadores que utilizaram as suas mãos-ferramenta para a estruturação dos primeiros traços na cena moderna.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Barbosa dos santos, L. G., & Corrêa de Camargo, R. (2023). A CONCEPÇÃO DOS ESPAÇOS: DESENHO, TATILIDADE E EXPERIÊNCIA NA ARQUITETURA E NO TEATRO. Repertório, 1(40). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/47325