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Cyborgs de madera: profanaciones tecnomíticas de la estética drag queen en la religiosidad popular de Cariri de Ceará

Autores/as

  • Ribamar José de Oliveira Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Pesquisador bolsista de Doutorado
  • Walisson Angélico de Araújo Universidade Federal do Cariri (UFCA)/Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i16.38195

Resumen

Cinceles, buril, cera y pintura en la espuma del cuerpo tallado en la madera. Del ensayo “La costilla de Adão”, de la fotógrafa Giovanna Duarte, para la quinta edición de Jornal Sertão Transviado, lanzado en 2017 por un proyecto de periodismo experimental, reinterpretamos la teoría del cyborg de Donna Haraway en un contexto específico. En este sentido, utilizamos la metodología del análisis documental de la fotografía en su dimensión expresiva para buscar los significados del cuerpo drag queen en la cultura popular de Cariri, Ceará (Brasil). En total, hay siete fotografías que muestran los drag Phantom y Malina entre las esculturas del Centro de Cultura Popular Mestre Noza en la ciudad de Juazeiro do Norte, más conocida como la “tierra del Padre Cícero”. Lejos de ser una tecnoutopía, enfrentamos las políticas afectivas en el artivismo entre el cyborg y la diosa para pensar sobre los híbridos entre el género y la cultura popular, sobre todo, al afectar la identidad performativa con la tradición cultural. Desde la ironía y la blasfemia, nos enfrentamos disidencias y artefactismos tecnomíticos en las imágenes discursivas del cuerpo cyberdrag en su potente fusión con simulacros capaces de piratear códigos rígidos de lectura de corporalidades en la religión popular.

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Biografía del autor/a

Ribamar José de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Pesquisador bolsista de Doutorado

Doutorando da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Walisson Angélico de Araújo, Universidade Federal do Cariri (UFCA)/Pesquisador

Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) na cidade de Juazeiro do Norte, no qual ingressei no ano de 2016.1. Ainda no ano de 2016, ingressei como membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo (CEPEJor) da UFCA, na linha de estudos Jornalismo Televisivo e novas tecnologias digitais como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sob orientação do Professor Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira em dois projetos intitulados: "WEBSÉRIE DOCUMENTAL: O (WEB) JORNALISMO E AS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA AUDIOVISUAL INTERATIVA NA INTERNET" (01/08/2016 a 31/07/2017) e "O PERFIL DO EGRESSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO SOB A POLÍTICA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR NO BRASIL" (01/08/2017 a 13/12/2017). Em 2018, como parte da minha graduação, estive em mobilidade acadêmica na Universidade do Algarve (UAlg) em Portugal, tendo como base nos meus estudos "Ciências da Comunicação". No ano de 2019 integrei a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Joubert de Albuquerque Arrais, com o projeto intitulado "CULTURA POP, DANÇA POP ? ESTUDOS COMUNICACIONAIS". Atualmente, atuo como membro da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), estando como bolsista do Programa de Aprendizagem Prática (PAP) no setor do Núcleo de Divulgação Científica (NDC).

Publicado

2021-10-27

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Cómo citar

Oliveira Junior, R. J. de, & Araújo, W. A. de. (2021). Cyborgs de madera: profanaciones tecnomíticas de la estética drag queen en la religiosidad popular de Cariri de Ceará. Revista Periódicus, 1(16), 294–326. https://doi.org/10.9771/peri.v1i16.38195