GERENCIAMENTO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Adriana Cox Hollós Conselho Nacional de Arquivos
  • José Luiz Pedersoli Jr

Palavras-chave:

Preservação documental, Gerenciamento de riscos, Ciência da conservação

Resumo

A formulação de um programa eficaz de preservação documental pressupõe o conhecimento detalhado do acervo sob a guarda de uma determinada instituição, de seu(s) valor(es) e uso(s), bem como dos riscos de deterioração e perda de valor a que está sujeito. A metodologia científica de gerenciamento de riscos vem sendo adaptada e utilizada para a seleção de prioridades em preservação de acervos documentais. Este artigo aborda, além da metodologia de gerenciamento de riscos, uma reflexão sobre o papel do cientista da conservação e a importância da abordagem interdisciplinar na elaboração de um programa de gestão em preservação de acervos documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cox Hollós, Conselho Nacional de Arquivos

Conservadora, mestre em Memória Social pela UNIRIO. Atualmente é conservadora e assistente do Conselho Nacional de Arquivos. É membro efetivo da Câmara Técnica de Preservação de Documentos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

José Luiz Pedersoli Jr

José Luiz Pedersoli Jr. é cientista da conservação. Químico com especialização em química de polímeros pela Universidade de Helsinki, atuou nos últimos 10 anos como cientista da conservação no Netherlands Institute for Cultural Heritage (ICN, Amsterdam) e no International Centre for the Study of the Preservation and Restorarion of Cultural Property (ICCROM, Roma). É membro do Conselho Editorial da Revista Restaurator. De volta ao Brasil em 2009, é consultor do ICCROM International Journal for the Preservation of Library and Archival Material, atuando como profissional independente na área da conservação do patrimônio cultural, com ênfase na ciência da conservação.

Downloads

Publicado

2009-03-28

Como Citar

Cox Hollós, A., & Pedersoli Jr, J. L. (2009). GERENCIAMENTO DE RISCOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PontodeAcesso, 3(1), 72–81. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3314