A HISTÓRIA E OS ARQUIVOS: ANOTAÇÕES À MARGEM DOS DOCUMENTOS

Autores

  • Claudia Beatriz Heynemann Arquivo Nacional

Palavras-chave:

História, Arquivos, Memória

Resumo

Esse artigo parte da leitura crítica sobre o discurso histórico e mais amplamente sobre um modelo de conhecimento nos quais foi identificada a associação entre uma tradição historiográfica e a dependência da pesquisa em arquivos. Considera ainda as mudanças operadas na arquivística e seu consequente trabalho de distanciamento da História em prol da análise dos processos e da forma, em um universo compreendido pelas tecnologias da informação. Analisa a relação entre as duas disciplinas a partir de uma instância comumente atribuída a ambas: a memória e suas decorrências, entre o risco do esquecimento e o culto ao passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Beatriz Heynemann, Arquivo Nacional

Cláudia Beatriz Heynemann, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é supervisora de Pesquisa no Arquivo Nacional e docente do Curso de Especialização em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em convênio com o Arquivo Nacional. Autora de livros, entre os quais As culturas do Brasil (Hucitec, 2009, no prelo), Retratos Modernos (2005, com Maria do Carmo T. Rainho); capítulos de livros, como O Brasil Joanino no Acervo do Arquivo Nacional (IHGB, 2008), História, Cultura e Informação: o Arquivo Nacional (UERJ, 2007) e artigos em revistas especializadas. Curadora de diversas exposições e editora do site O Arquivo Nacional e a História Luso-brasileira.

Downloads

Publicado

2009-03-28

Como Citar

Heynemann, C. B. (2009). A HISTÓRIA E OS ARQUIVOS: ANOTAÇÕES À MARGEM DOS DOCUMENTOS. PontodeAcesso, 3(1), 60–71. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3313