COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO - ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS: uma análise por indicadores de avaliação

Autores

  • Marina Brito Rodrigues

Palavras-chave:

Competência em Informação. Indicadores de Avaliação de Competências. Gestão em Arquivos. Gestão de Bibliotecas. Gestão em Museus.

Resumo

O trabalho de pesquisa resultado desta dissertação objetiva apontar as competências em informação necessárias para que os gestores em arquivos, bibliotecas e museus de caráter público, da cidade de Salvador, possam atuar de modo a colaborar com a formação e o desenvolvimento da pessoa humana, a partir do acesso à informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo e que se desenvolveu por meio de visitas ao Arquivo Público do Estado da Bahia, à Biblioteca Central do Estado da Bahia e ao Museu de Arte Moderna da Bahia. A pesquisa apresenta o método de análise do conteúdo de entrevistas, a partir de indicadores de avaliação desenvolvidos de acordo com os padrões preconizados pela International Federation of Library Associations and Institutions, das entrevistas e da literatura da área, que foi ancorada em trabalhos de autores contemporâneos. O estudo aponta que os gestores dos espaços pesquisados compreendem o que são competências em informação e as utilizam conforme as suas necessidades, dada à realidade que cada instituição vivencia. Considera-se que o objetivo geral deste estudo foi alcançado, pois através dos resultados da pesquisa, foi possível compreender as competências em informação necessárias para os profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas e museus possam colaborar com a difusão do conhecimento na atualidade. Como resultado, foram apresentadas as principais competências em informação desenvolvidas pelos gestores que atuam nestes espaços e que são comuns aos profissionais de arquivos, bibliotecas e museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Rodrigues, M. B. (2018). COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO - ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS: uma análise por indicadores de avaliação. PontodeAcesso, 12(2), 103–104. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/28441

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses