MÍNIMOS QUADRADOS ORDINÁRIOS (MQO) NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: a interdisciplinaridade entre a econometria e as metrias da informação (bibliometria, informetria e cientometria)

Autores

  • Levi Alã Neves dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.28439

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Informetria. Bibliometria. Lotka, Bradford, Zipf, Goffman. Cienciometria. Cientometria. Econometria.

Resumo

Analisa a produção científica brasileira (artigos nacionais, artigos internacionais, anais de eventos e livros) através dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Para tanto, discorre sobre o percurso histórico e de aplicação das metrias que a Ciência da Informação (CI) vem construindo, desde a mais primordial de todas, a bibliometria, oriunda da biblioteconomia, passando pelas visões modernas como a cienciometria até a informetria. Explica como a econometria constrói o seu modelo de análise, que é utilizado para pesquisas na economia e, ao mesmo tempo, reflete como esse método pode ser trazido para as metrias da informação. Explica e expõe o método de estimação por MQO para a análise de regressão, que é a proposta desta tese. Pesquisa aplicada descritiva com abordagem quantitativa com procedimentos baseados no tipo de pesquisa estudo de caso do levantamento de dados a partir do Portal do Plano Tabular do CNPq do ano de 2010. Os critérios para delineamento da pesquisa foram aprofundados, na revisão de literatura, em referências tanto da área da CI quanto da bibliometria, estatística e econometria. Este estudo, metodologicamente, conta com a abordagem conceitual da bibliometria e da CI em busca de teorias aplicáveis aos estudos em MQO e a aplicação empírica do MQO se aproxima da concepção econométrica. A tese conclui que a utilização de técnicas de análises das funções de regressão construída por meio de MQO possibilita a criação de um modelo de previsão da produção científica brasileira. Esse modelo é construído a partir da correlação e determinação detectada entre o número de doutores e a produção científica destes em cada estado do Brasil. Com a aplicação de estratégias econométricas (índice de correlação, índice de determinação, forma funcional de curva de regressão e cálculo dos parâmetros da função por MQO), foi possível construir um modelo de previsão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Santos, L. A. N. dos. (2018). MÍNIMOS QUADRADOS ORDINÁRIOS (MQO) NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: a interdisciplinaridade entre a econometria e as metrias da informação (bibliometria, informetria e cientometria). PontodeAcesso, 12(2), 101–102. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.28439

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses