CENTROS DE REFERÊNCIA LGBT, ESPAÇOS DE CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO: um estudo na cidade de São Paulo

Autores

  • Bruno Almeida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.28434

Palavras-chave:

Informação. Cidadania. Cultura. Centro de Referência LGBT – São Paulo.

Resumo

Esta pesquisa examina o papel dos Centros de Referência LGBT da cidade São Paulo, destacando suas atuações e funções na sociedade. Tem como objetivo principal conhecer em que medida os Centros de Referência LGBT cumprem suas funções na sociedade como espaços de informação, cidadania e cultura, bem como a satisfação de seus usuários. Desenvolveu-se este estudo a partir de uma revisão de literatura, compreendendo aspectos gerais acerca dos conceitos sobre informação, cidadania, cultura, centros de referência e Centros de Referência LGBT, bem como a inserção dessa comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, entre outras identidades de gênero e sexualidade, na sociedade brasileira, onde são evidentes suas características machistas, sexistas e homofóbicas. Para dar cumprimento aos objetivos, optou-se como recurso metodológico pelo estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa em estudo de campo e de múltiplos casos. A amostra contou com todos os cincos Centros LGBT da cidade de São Paulo, onde foram feitas entrevistas com seus coordenadores, aplicados questionários com parte de seus usuários e feitas visitas guiadas pelo pesquisador. Os resultados apontam que os Centros de Referência LGBT da capital paulista são espaços de informação, cidadania e cultura eficientes e satisfatórios para a maioria dos usuários LGBT, pois os ajudam, através dos serviços, ações e atividades desenvolvidas, a resolver os problemas relacionados à identidade de gênero e à sexualidade e no exercício da cidadania.

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

Santos, B. A. dos. (2018). CENTROS DE REFERÊNCIA LGBT, ESPAÇOS DE CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO: um estudo na cidade de São Paulo. PontodeAcesso, 12(2), 91–92. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.28434

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses