ARQUIVOS PESSOAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA PESQUISA: o caso do Arquivo Guilherme Figueiredo

Autores

  • Durval Vieira Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Márcia Valeria da Silva de Brito Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Marie Hélène de Carvalho Neves Ministério de Minas e Energia (MME)

Palavras-chave:

Arquivo pessoal. Memória. Guilherme Figueiredo

Resumo

Objetiva revelar a potencialidade para pesquisa existente no Arquivo Guilherme Figueiredo, possibilitando reflexões e interligações entre documentos e memória. Propõe um estudo teórico e qualitativo, tendo a bibliografia de autores estudiosos da temática sobre arquivos pessoais como marco teórico. Utiliza a técnica descritiva para apresentação de alguns documentos e temáticas representadas no arquivo. Discute a relação do arquivo privado pessoal e sua formação e organização. Apresenta alguns documentos do arquivo, revelando possíveis relações de pesquisa e analisando alguns primeiros relacionamentos e resultados. Conclui que o arquivo pode revelar aspectos pouco abordados sobre as múltiplas visões sobre Guilherme Figueiredo, suas relações sociais e seu tempo, contextualizando e contrapondo fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Durval Vieira Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2016-).Atualmente é bibliotecário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do conhecimento, Memória e Arquivos pessoais, Recuperação da Informação e Gestão de bibliotecas.

Márcia Valeria da Silva de Brito Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/IBICT (2001); especialista em Docência em Ensino Superior UNIRIO (1998) e Documentação e Informação CDC UFRJ/IBICT (1994). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e diretora da Biblioteca Central. Foi Vice Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias CBBU gestão 2008/2011e Diretora Financeira gestão 2014-2016. Membro dos Conselhos editoriais das Revistas Chronos: publicação cultural da UNIRIO, Revista Fio da Ação, e Revista Raizes e Rumos da UNIRIO. Secretária Geral do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro - CONSEL(RJ). Docente convidada da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO na disciplina Estudo de usuários e Comunidades. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências da UNIRIO.

Marie Hélène de Carvalho Neves, Ministério de Minas e Energia (MME)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com experiência em organização de acervos particulares, pesquisa histórica em acervos raros e coleções especiais

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Pereira, D. V., Costa, M. V. da S. de B., & Neves, M. H. de C. (2019). ARQUIVOS PESSOAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA PESQUISA: o caso do Arquivo Guilherme Figueiredo. PontodeAcesso, 13(1), 171–192. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27540

Edição

Seção

Artigos Nacionais