A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA BIBLIOTECONOMIA NAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Elieny do Nascimento Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

Palavras-chave:

Responsabilidade social universitária. Extensão universitária. Bibliotecários. Identidade profissional. Ciência da Informação. Biblioteconomia social.

Resumo

Esta pesquisa analisou a responsabilidade social universitária, por meio das ações extensionistas – no formato programas e projetos –, sua operacionalização – nos cursos de Biblioteconomia – e suas derivações das Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. Investigou ainda a relevância dessas ações para a formação cidadã discente e visibilidade social bibliotecária. Em razão do proposto, foi delineado o objetivo geral: analisar como as ações extensionistas realizadas pelos cursos de Biblioteconomia e suas derivações nas IFES nordestinas se configuram enquanto aspecto da responsabilidade social bibliotecária, suas contribuições para a formação cidadã e visibilidade profissional. Com o propósito de alcançar esse objetivo, foram mapeadas as ações desenvolvidas nos cursos, a fim de identificar de que forma os conhecimentos e práticas da área são utilizadas nessas atividades, quais os impactos para a formação discente e qual visibilidade profissional. Além disso, nesta pesquisa discorre-se sobre a responsabilidade social das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), apresentando um panorama das universidades brasileiras, sua missão, com ênfase para a indissociabilidade de suas funções básicas. Transcorre-se também sobre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, na perspectiva da mediação do conhecimento, apresentando o paradigma social da área como pilar essencial nesse processo. A metodologia que norteou esse estudo é a que busca compreender como os programas e projetos de extensão dos cursos pesquisados se apropriam dos conhecimentos e técnicas da área para fortalecer a responsabilidade social e universitária. Quanto à abordagem, a pesquisa configura-se como quali-quantitativa; as técnicas para levantamento dos dados foram a documentação, entrevista, questionário e observação. A análise qualitativa dos questionários e entrevistas foi fundamentada na Análise de Conteúdo, técnica que analisa os instrumentos a partir da percepção dos atores pesquisados. O recorte temporal da pesquisa foi o período de 2012-2016; a opção pelo mesmo decorre do tempo utilizado pelas agências de fomento que avaliam os trabalhos em uma periodicidade de cinco anos. A população investigada foi composta por bolsistas de extensão, coordenadores dos programas e bibliotecários (ex-bolsistas de extensão); o lócus da pesquisa constituiu-se dos cursos de Biblioteconomia das universidades Federais da região supracitada. O quadro teórico traz autores que tratam da sociedade contemporânea, responsabilidade social universitária, extensão universitária, responsabilidade social do bibliotecário, mediação da informação etc. Partindo do princípio que a Ciência da Informação é uma ciência social, suas teorias são importantes para os estudos das ações de extensão dos Cursos de Biblioteconomia. Diante do que foi observado, os resultados revelaram que ações de extensão, direcionadas às comunidades carentes, são exercidas de forma tímida, carecendo de intensificá-las no currículo acadêmico; as ações desenvolvidas nas comunidades têm impactos positivos, tanto na comunidade interna (discente) e externa (as comunidades), constituindo-se variável fundamental para a consolidação da responsabilidade social universitária. Como contributo desta pesquisa, elaborou-se um conceito para extensão universitária para os cursos de Biblioteconomia. Por fim, concluiu-se que a ação extensionista precisa atingir sua finalidade: disseminação do conhecimento produzido nas universidades para as comunidades e sua inserção efetiva na formação acadêmica.

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Biografia do Autor

Elieny do Nascimento Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

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Publicado

2018-06-13

Como Citar

Silva, E. do N. (2018). A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA BIBLIOTECONOMIA NAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. PontodeAcesso, 12(1), 123–124. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26856

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses