DIFUSÃO CULTURAL NO ARQUIVO AFONSO PEREIRA: O TEATRO DO ESTUDANTE DA PARAÍBA E SUA CONSTRUÇÃO EXPOGRÁFICA

Autores

  • Flávia Barros Fernandes Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) http://orcid.org/0000-0003-4000-4244
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Difusão cultural. Expografia. Teatro do Estudante da Paraíba. Arquivo Afonso Pereira.

Resumo

O Arquivo privado e pessoal Afonso Pereira fundado em outubro de 1998, localiza-se no bairro de Jaguaribe em João Pessoa. Possui inestimável valor na constituição da memória coletiva e identidade cultural por seu compromisso em guardar e disseminar documentos que registraram o desenvolvimento da cultura e da educação na Paraíba do século passado. Referência para a Arquivologia pelo seu raro acervo documental, ao qual se encontra preservado e conservado, e pelo seu trabalho de difusão cultural e de ações educativas junto à comunidade paraibana. O estudo objetiva apresentar o uso da expografia como estratégia institucional inerente às práticas arquivísticas. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso por ter ambiente definido, o citado Arquivo. Sustenta-se como pesquisa de cunho qualitativo em função do sentido interpretativo suscitado pelo fenômeno estudado, configurando-se exploratória, tornando acessível aquilo que ainda é pouco conhecido. O resultado dessa pesquisa demonstra a pertinência de ações pedagógico-culturais, tais como o planejamento de projetos expográficos, para divulgação cultural no universo arquivístico. Conclui-se que através de ações de difusão cultural, percebe-se o arquivo como um espaço social mediatário, possibilitando conhecer ou evocar práticas da comunidade em que vive e, com isso, colaborar para a constante construção da identidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Barros Fernandes Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

http://lattes.cnpq.br/6925135164773452 Professora assistente (desde 2007) no curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), mestra em Educação (2004), graduada em Biblioteconomia (2006) e Pedagogia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

bernardinafreire@gmail.com http://lattes.cnpq.br/0252677389291551 Professora adjunta do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP). Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB . Doutora em Letras, mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela UFPB.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Carvalho, F. B. F., Maia, M. E., & Oliveira, B. M. J. F. de. (2018). DIFUSÃO CULTURAL NO ARQUIVO AFONSO PEREIRA: O TEATRO DO ESTUDANTE DA PARAÍBA E SUA CONSTRUÇÃO EXPOGRÁFICA. PontodeAcesso, 11(3), 73–90. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21767

Edição

Seção

Artigos