A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE

Autores

  • Maiara de Arruda Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

gestão pela qualidade, gestão da informação, informação, qualidade

Resumo

No atual ambiente competitivo, as empresas passaram, cada vez mais, a adotar os princípios e as técnicas da gestão pela qualidade como o meio de melhorar continuamente as suas práticas administrativas e conseqüentemente os seus produtos, atraindo e fidelizando clientes. Nesse contexto, surge a gestão da informação que propicia o controle e o rápido acesso às informações organizacionais relevantes, e, por conseguinte, a otimização dos processos e atividades e uma melhor tomada de decisões, contribuindo de forma determinante para as empresas que buscam a excelência em seus produtos. O presente trabalho verifica se as organizações já estão conscientes dos benefícios oferecidos pela gestão informacional, implantando-a durante os processos de alcance e manutenção da qualidade. Para tal, as entidades de Santa Maria certificadas pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) nos anos de 2005 e 2006 foram visitadas e responderam a um questionário tendo por finalidade identificar a situação informacional destas. O trabalho conclui que embora já exista o conhecimento nas organizações da importância do gerenciamento das informações para a qualidade, este ainda ocorre sem a presença dos profissionais da informação – os arquivistas – e, portanto, sem a adoção dos princípios, métodos e instrumentos arquivísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara de Arruda Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do Departamento de documentação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu o Doutorado em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación - Universidad de Salamanca/España em 2006, como bolsista da CAPES Coodenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC.

Downloads

Publicado

2008-09-03

Como Citar

Nascimento, M. de A., & Flores, D. (2008). A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE. PontodeAcesso, 2(2), 80–93. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1778

Edição

Seção

Artigos