MODELO LÓGICO DA INFORMAÇÃO ARQUIVADA NO OPEN ARCHIVAL INFORMATION SYSTEM: uma reflexão arquivística

Autores

Palavras-chave:

Preservação digital, Documento arquivístico digital, Repositório digital, OAIS, Arquivística

Resumo

A constante produção de documento digitais no âmbito da Arquivística ocasionou um processo de revisão teórico-prático. Como consequência, além de custodiar documentos analógicos, os arquivos passaram também, a custodiar documentos digitais. No entanto a sua preservação é dotada de complexidades tecnológicas e especificidades arquivísticas, e para sanar tais necessidades, tem-se discutido a implementação de políticas, estratégias e repositórios digitais em conformidade com o modelo Open Archival Information System (OAIS). Para fins deste estudo, aborda-se o modelo lógico da informação arquivada, proposto pelo OAIS, com o objetivo de identificar e apontar convergências com a Arquivística. A metodologia consiste no levantamento bibliográfico composto por livros, publicações técnicas e artigos científicos, caracteriza-se assim, como um artigo de revisão assistemática. Como resultado, observaram-se convergências entre a Arquivística e o modelo lógico da informação arquivada presente no OAIS em relação à organicidade, proveniência, custódia e acesso. Dentre os principais apontamentos, ressalta-se a pertinência do modelo lógico da informação arquivada, o qual proporciona confiabilidade aos documentos arquivísticos custodiados, e assim reforça a possibilidade de implementar repositórios arquivísticos digitais confiáveis, em conformidade com o OAIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundación Carolina/Universidad de Salamanca na Espanha em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Docente Permanente do PPGCI da UFF. Pesquisador PQ-2 CNPq - Bolsista de Produtividade. Membro presencial da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE/CONARQ). Líder do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Santos, H. M. dos, & Flores, D. (2019). MODELO LÓGICO DA INFORMAÇÃO ARQUIVADA NO OPEN ARCHIVAL INFORMATION SYSTEM: uma reflexão arquivística. PontodeAcesso, 13(2), 116–143. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/29141

Edição

Seção

Artigos Nacionais