INFLUÊNCIA E LIMITES DO FATOR DE IMPACTO COMO MÉTRICA DE AVALIAÇÃO NA CIÊNCIA

Autores

  • Sarah Miglioli Instituto Nacional de Educação de Surdos

Palavras-chave:

Fator de impacto. Avaliação científica. Ciência. Cientometria

Resumo

O Fator de Impacto permeia a consciência coletiva dos pesquisadores, tornando-se uma medida que traduz a qualidade dos periódicos, os artigos neles publicados e seus autores. Este artigo objetiva apresentar e discutir o Fator de Impacto, indicador bibliométrico que ocupa lugar de discussão no âmbito da comunidade científica, internacional e nacional, numa amplitude histórica e contemporânea. Descreve a origem do Fator de Impacto e sua implantação pelo Institute for Scientific Information. Abrange o Fator de Impacto como instrumento bibliométrico e a sua importância na aferição da qualidade dos periódicos científicos, artigos científicos e esquisadores. Discute as críticas referentes à inadequação do Fator de Impacto para avaliação da produção científica, seu uso inadequado e estratégias alternativas para metrias na ciência, pontuando também o ambiente digital. Procura mostrar pontos a favor e contra o Fator de Impacto, considerando o atual contexto da publicação científica, com uma visão crítica das métricas utilizadas para avaliação da produtividade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Miglioli, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutoranda em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ. Mestre em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ. Bibliotecária do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Miglioli, S. (2018). INFLUÊNCIA E LIMITES DO FATOR DE IMPACTO COMO MÉTRICA DE AVALIAÇÃO NA CIÊNCIA. PontodeAcesso, 11(3), 17–33. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/17263

Edição

Seção

Artigos