SOCIAL MEDIA MARKETING NAS BIBLIOTECAS ACADÉMICAS PORTUGUESAS

Autores

  • Maria Armanda Salgado CIDEHUS/UÉ-FCT (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora -Portugal)
  • Ana Reyes Pacios Universidad Carlos III de Madrid/ Departamento de Biblioteconomía y Documentación

Palavras-chave:

Social media marketing, profissionais da informação, bibliotecas académicas, Portugal

Resumo

Apresentam-se as perceções dos profissionais da informação das bibliotecas académicas portuguesas face à adoção do conceito social media marketing. Os resultados foram obtidos, através da aplicação de um questionário online à Rede de Informação do Instituto Nacional de Estatística em Bibliotecas do Ensino Superior (Portugal). Conclui-se que apesar dos profissionais da informação reconhecerem o valor da participação das bibliotecas académicas na web social e da sua utilização visando o marketing, ainda são poucas as organizações que apresentam uma participação nas plataformas sociais, em concreto no facebook, com um ritmo de publicação regular, com regras de normas e estilos de utilização e que procedem à sua monitorização e avaliação. Conclui-se também que à estratégia de marketing carecem estudos de perfis dos utilizadores, incluindo a análise dos respetivos comportamentos informacionais, face a este contexto que se impõe na web social.

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Biografia do Autor

Maria Armanda Salgado, CIDEHUS/UÉ-FCT (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora -Portugal)

Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Licenciada em Literaturas Modernas e Contemporâneas, variante português/francês, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Titular do Diploma de Estudos Aprofundados em Literatura Comparada, pela Universidade de Clermont-Ferrand (França) e com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, variante Bibliotecas, pela Universidade de Évora (Portugal). Bibliotecária no Campo Arqueológico de Mértola (2009 -); Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola (2009-); Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); Membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Divulgação. Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional e monitorização e avaliação dos social media.

Ana Reyes Pacios, Universidad Carlos III de Madrid/ Departamento de Biblioteconomía y Documentación

Ana R. Pacios es doctora en Historia del Arte por la Universidad de León (1993) y Diploma Universitario de Postgrado en “Planificación y Gestión de bibliotecas” por la Universidad Pompeu Fabra (1997). Profesora titular de universidad del Departamento de Biblioteconomía y Documentación de la UC3M desde 1996. Ha sido Vicedecana de titulación (2009-2010), Subdirectora del Departamento (2010-2013) y directora de los títulos propios de Máster y Experto en “Bibliotecas y Patrimonio Documental” desde el 2013. Sus líneas principales de investigación están vinculadas a las fuentes de información en Historia del Arte y a las técnicas de gestión aplicadas a las bibliotecas (marketing, calidad, planificación, evaluación, etc.). Es autora de dos repertorios bibliográficos sobre el arte mudéjar (1993 y 2002), así como diversos trabajos de puesta al día de los mismos, y coautora del Diccionario de historiadores españoles del arte (Cátedra, 2006). Algunos artículos representativos de los resultados de su investigación pueden consultarse en: http://e-archivo.uc3m.es/ Desarrolla su actividad docente en los cursos de grado y postgrado, cubriendo diversas asignaturas relacionadas con la gestión y dirección de los servicios de información. Ha impartido cursos especializados en universidades e instituciones relacionadas con el mundo de libro y las bibliotecas (Fundación Germán Sánchez Ruipérez, Instituto Cervantes, Biblioteca Nacional de España, etc.).

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Salgado, M. A., & Pacios, A. R. (2016). SOCIAL MEDIA MARKETING NAS BIBLIOTECAS ACADÉMICAS PORTUGUESAS. PontodeAcesso, 10(1), 14–31. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14644

Edição

Seção

Artigos