O COTIDIANO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO

Autores

  • Angela Maria Moreira Silva Universidade Federal de Roraima. Biblioteca Central
  • Elizabeth Maria Beserra Coelho Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Humanas. Departamento de Sociologia e Antropologia.

Palavras-chave:

Educação superior, Bibliotecas universitárias, Governo Fernando Henrique Cardoso, Neoliberalismo.

Resumo

Discute as influências do ideário neoliberal sobre as bibliotecas universitárias federais durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), bem com a educação superior brasileira daquele período. Toma como base a análise bibliográfica de estudos críticos ao neoliberalismo no âmbito mundial e nacional. Aponta que o período foi marcado pela consolidação da noção de gestão e eficiência no cotidiano das bibliotecas universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Moreira Silva, Universidade Federal de Roraima. Biblioteca Central

Doutoranda pelo Programa de Recursos Naturais (PRONAT) da UFRR. Mestre em Políticas Públicas pela UFMA. Bibliotecária da Universidade Federal de Roraima.

Elizabeth Maria Beserra Coelho, Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Humanas. Departamento de Sociologia e Antropologia.

Doutora em Sociologia e Mestre em Antropologia pela UFC. Professora dos programas de Pós-graduação em Políticas Públicas e Ciências Sociais. Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Silva, A. M. M., & Coelho, E. M. B. (2016). O COTIDIANO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO. PontodeAcesso, 10(1), 62–79. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14325

Edição

Seção

Artigos