ANÁLISE DO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: estudo com egressos do PPGA/UFRN

Autores

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte / Bibliotecária.
  • Andrea Vasconcelos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Portal de Periódicos da CAPES. Comunicação científica. Estudo dos usuários.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é avaliar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O referencial teórico centrou-se nas questões relativas à comunicação científica e ao estudo de usuários da informação. A metodologia empregada é do tipo mista, sendo aplicada a análise de conteúdo, de natureza qualitativa e a estatística descritiva, de natureza quantitativa. O estudo utilizou-se do modelo teórico denominado sense-making. Os sujeitos da pesquisa foram 90 egressos, entre mestres e doutores do PPGA-UFRN, que defenderam suas dissertações/teses entre 2010 e 2013. Verificou-se que a maior parte dos respondentes utilizou o Portal durante sua Pós-graduação, como também fizeram uso de outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades informacionais. A frequência de acesso ao Portal ocorreu regularmente, aproximadamente duas vezes por mês. Dessa forma, fica clara a importante missão desempenhada pelo Portal, apesar da existência de alguns aspectos que necessitam ser aprimorados, para que o uso dessa ferramenta de pesquisa seja mais intenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte / Bibliotecária.

Mestra em Administração pela UFRN. Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Especialista em Gestão da Qualidade total pela UFRN. Especialista em Gestão de Pessoas pela Facex. Chefe da biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte.

Andrea Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sistemas de Información y Documentación pela Universidad de Zaragoza - Espanha. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Miranda, A. C. C. de, & Carvalho, A. V. (2017). ANÁLISE DO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: estudo com egressos do PPGA/UFRN. PontodeAcesso, 11(1), 60–80. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14003

Edição

Seção

Artigos