O boato na Bolsa de Valores: um estudo sobre as ações com maior volume financeiro entre 2007 e 2011
Palavras-chave:
Boato. Bolsa de Valores de São Paulo. Capital imaterial. Conhecimento tácito. Fluxos informais. Imprensa.Mercado de ações.Oscilação de preço.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma os boatos se propagam entre os participantes do mercado acionário e a sua influência nas oscilações de preçosocorridas na Bolsa de Valores de São Paulo.Para tanto, foi realizada através da pesquisa bibliográfica a identificação dos atores do mercado de ações e de suas redes de relações. Já a identificação dos fluxos de informação que circulam nessas redes foi baseada na literatura e nos dados obtidos através do levantamento dos comunicados das empresas de capital aberto. Para a análise da influência dos boatos nas oscilações de preços das ações, utilizou-se, como método de pesquisa, o estudo de casos múltiplos centrado nas dez empresas cujas ações tiveram maior volume de negociação no mercado à vista entre os anos de 2007 a 2011. A amostra foi selecionada a partir da soma do volume financeiro do histórico de preços do mercado à vista fornecido pela bolsa. Os boatos foram coletados dos comunicados das empresas emitidospara prestar esclarecimentos em relação a informações não oficiais divulgadas pela imprensa. A análise desses documentos permitiu criar um diagrama para a representação das informações acerca dos boatos e categorizá-los por assunto. Esse diagrama foi aplicado a uma base de dados para armazenamento das informações coletadas nos comunicados. Em seguida, essas informações foram recuperadas, juntamente com as cotações históricas, para se analisar a influência dos boatos nos movimentos de preço. O quadro teórico de referência é formado pelos autores Kapferer e Müller. Os resultados comprovam que os boatos, assim como as respostas das empresas sobre eles, exercem influência nas oscilações de preço das suas ações. Os investidores, ávidos por informações para diluir a incerteza, tomam decisões com base em boatos apostando na credibilidade dos meios de comunicação que os divulgam, mesmo sabendo que nem sempre são informações confiáveis. Além disso, como os agentes do mercado estão o tempo todo tentando antecipar informações que possam influenciar o desempenho econômico das empresas e o comportamento dos demais, a concorrência no mercado de ações se dá em torno do acesso à informação que pode ter diversos conteúdos e configurações e percorrer diferentes canais.Downloads
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Publicado
2015-06-19
Como Citar
Cruz, F. M. (2015). O boato na Bolsa de Valores: um estudo sobre as ações com maior volume financeiro entre 2007 e 2011. PontodeAcesso, 9(1), 160–161. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13793
Edição
Seção
Resumos de Dissertações e Teses