MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FAZER DO BIBLIOTECÁRIO NO ÂMBITO DO INTERCULTURALISMO
Palavras-chave:
Mediação. Educação Intercultural. Biblioteca. Inclusão Social.Resumo
O presente artigo aborda a biblioteca como o locus capaz de promover a cidadania plena. Para tal, busca propor encaminhamentos viáveis para que a formação e atuação do bibliotecário contemplem o interculturalismo como prática da diferença em prol da inclusão social. Este trabalho está vinculdado à metodologia da pesquisa-ação, aos estudos sobre Educação Intercultural e Mediação em Bibliotecas. Ao que tudo indica, as universidades devem trabalhar no sentido de fortalecer a sociedade democrática e cidadã de modo a responder aos desafios que decorrem da diversidade cultural. Às instituições de educação superior cabe a tarefa informativa e formativa no que tange ao interculturalismo. A formação do bibliotecário deve estimulá-lo e sensibilizá-lo quanto à prática da diferença promovida pela Educação Intercultural – daí a relevância em se discutir o papel do bibliotecário enquanto agente de mudança em uma sociedade que discrimina e exclui os que se apresentam culturalmente diferentes do padrão. Em adição, poderá contribuir para que o saber produzido pelas minorias étnicas se instale na sociedade da informação a partir de um processo de sensibilização, informação e formação do bibliotecário.Downloads
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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Alencar, P. V. (2015). MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FAZER DO BIBLIOTECÁRIO NO ÂMBITO DO INTERCULTURALISMO. PontodeAcesso, 9(1), 52–63. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10013
Edição
Seção
Artigos