MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FAZER DO BIBLIOTECÁRIO NO ÂMBITO DO INTERCULTURALISMO

Autores

  • Patrícia Vargas Alencar Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Mediação. Educação Intercultural. Biblioteca. Inclusão Social.

Resumo

O presente artigo aborda a biblioteca como o locus capaz de promover a cidadania plena. Para tal, busca propor encaminhamentos viáveis para que a formação e atuação do bibliotecário contemplem o interculturalismo como prática da diferença em prol da inclusão social. Este trabalho está vinculdado à metodologia da pesquisa-ação, aos estudos sobre Educação Intercultural e Mediação em Bibliotecas. Ao que tudo indica, as universidades devem trabalhar no sentido de fortalecer a sociedade democrática e cidadã de modo a responder aos desafios que decorrem da diversidade cultural. Às instituições de educação superior cabe a tarefa informativa e formativa no que tange ao interculturalismo. A formação do bibliotecário deve estimulá-lo e sensibilizá-lo quanto à prática da diferença promovida pela Educação Intercultural – daí a relevância em se discutir o papel do bibliotecário enquanto agente de mudança em uma sociedade que discrimina e exclui os que se apresentam culturalmente diferentes do padrão. Em adição, poderá contribuir para que o saber produzido pelas minorias étnicas se instale na sociedade da informação a partir de um processo de sensibilização, informação e formação do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Vargas Alencar, Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro - UNIRIO

Formada em Letras pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Linguística pela UFRJ. Atua como Professora Adjunta DE, no Departamento de Processos Técnico-Documentais - DPTD, da Universidade Federal do Rio de janeiro - UNIRIO. Ministra disciplinas e orienta trabalhos em Linguística e em Ciência da Informação. É professora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO, no qual estuda a mediação sociocultural da informação, via contrato comunicativo, para discutir processos de inclusão informacional. Investiga a biblioteca como o "locus" que promove a cidadania efetiva, a partir de pesquisas sobre os reflexos das diretrizes da Educação Intercultural no contexto de atuação do bibliotecário de referência. Dedica-se à pesquisa sobre os ecos da memória discursiva na materialidade linguística que reflete a brasilidade, sob o viés da Análise do Discurso de orientação francesa, com vistas a discutir a relação entre informação e memória.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Alencar, P. V. (2015). MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FAZER DO BIBLIOTECÁRIO NO ÂMBITO DO INTERCULTURALISMO. PontodeAcesso, 9(1), 52–63. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10013

Edição

Seção

Artigos