A medicalização do “fracasso escolar” em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Vitória-ES

Autores

  • Elizabete Bassani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lygia de Sousa Viégas FACED-UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i1.28793

Palavras-chave:

Medicalização, Patologização, Educação, Escola Pública

Resumo

Este estudo apresenta uma análise do processo de medicalização e patologização da educação em escolas municipais de ensino fundamental de Vitória, Espírito Santo. Tem por principal objetivo conhecer os motivos de encaminhamento para diagnóstico médico de 1.628 alunos matriculados em 45 escolas públicas de ensino fundamental, no ano letivo de 2013. Com esse propósito, foi desenvolvido um estudo documental com abordagem quantiqualitativa. Foi utilizado para análise dos dados o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, mediante a estatística descritiva, com tabelas de frequência simples e gráficos com cruzamentos. Foram definidas oito categorias de análise que emergiram dos encaminhamentos realizados, entre as quais duas se destacaram: dificuldade de aprendizagem, perfazendo um total de 67% dos alunos encaminhados; e problema de comportamento, com 54,8%. Os resultados obtidos demonstraram ainda que os alunos encaminhados eram, em sua maioria, do sexo masculino, totalizando 67,6%. A faixa etária predominante se encontrava entre 8 e 10 anos, equivalendo a 41,3% dos alunos encaminhados, seguida da faixa etária entre 11 e 13 anos, que foi 31,6%. Essa faixa etária corresponde ao primeiro ciclo do ensino fundamental, tendo uma porcentagem equivalente a 72,3%, com destaque para os matriculados no segundo e terceiro anos. Constatou-se, ainda, que, desde a idade de 13 anos, os encaminhamentos caem abruptamente. Quanto ao ano escolar, essa queda começa no quinto ano, sendo quase inexistente o número de encaminhamentos realizados no nono ano.

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Biografia do Autor

Elizabete Bassani, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia (1989) pela Universidade Federal do Espírito Santo, mesma instituição onde fez Mestrado em Psicologia (1995) e Doutorado em Educação (2013). Tem experiência em docência do ensino superior e em psicologia clínica e escolar. Desenvolve pesquisa e extensão tendo como principal tema a medicalização da educação. Atualmente é professora Adjunto II no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lygia de Sousa Viégas, FACED-UFBA

Professora Adjunta do Departamento I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Bassani, E., & Viégas, L. de S. (2020). A medicalização do “fracasso escolar” em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Vitória-ES. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.9771/re.v9i1.28793

Edição

Seção

Artigos