Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.44475Palavras-chave:
Capital, empresariamento, educação públicaResumo
O presente dossiê da revista Germinal reúne estudos e pesquisas sobre as determinações do capital e o empresariamento na educação pública brasileira no início do século XXI.Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRETTAS, Tatiana. As bolsas, o crédito e os fundos: a financeirização do ensino superior no capitalismo dependente no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.11, n.3, p.7-18, 2019.
CASTELO, Rodrigo. Supremacia rentista no Brasil neoliberal e a violência como potência econômica. Universidade e sociedade, Brasília, ano XXVII, n.60, p.58-71, jul. 2017.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação: UFRJ, 2017.
EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. XI Seminário Internacional de la Red Estrado – movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización. Disponível em: http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV; Ed. UFRJ, 2010.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v.3 (Maquiavel. Notas sobre Estado e a política). 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LEHER, Roberto; VITTÓRIA, Paolo; MOTTA, Vania. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.9, n.1, p.14-24, abr. 2017.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro III. São Paulo: Boitempo, 2017.
SILVA, Amanda Moreira da. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. Revista Trabalho, Política e Sociedade, Nova Iguaçu, v.5, n.9, p.587-610, jul.-dez., 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).