Etnografia Audiovisual

ouvir o que não se diz e enxergar o que não se vê

Autores

Palavras-chave:

Etnografia Audiovisual, Xamanismo, Hermenêutica, Performance

Resumo

O artigo discute a prática da etnografia audiovisual a partir da proposta de Roberto Cardoso de Oliveira (1988, 1998), problematizada a partir da etnografia realizada na pesquisa: Mazatecos:  xamanismo e política. No trabalho discutimos os conceitos de Roberto Cardoso de Oliveira “olhar, ouvir e escrever” em que olhar é um olhar informado teoricamente e implica um estilo; o escutar é o processo de fusão do horizonte da comunicação, que realizamos ao filmar performances; e a edição, que permite a incorporação de material produto de momentos não metódicos da pesquisa. Nesta pesquisa, realizamos uma etnografia com xamãs durante rituais com o uso de cogumelos alucinantes, o que levantou o desafio de como representar uma experiência que inclua imagens não ópticas em vídeo. Momentos não metódicos, como a arte mazateca e a música permitiram a transmissão dessa experiência que não pode ser captada pelas lentes das câmeras. No trabalho analisamos também os momentos interpretativos da etnografia: quando estamos no campo e refletimos junto à população com a qual trabalhamos; quando estamos na academia e refletimos com nossos interlocutores; e a importância de uma narrativa dramática para despertar uma dimensão reflexiva no público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Omar Alvarez, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Antropología - Universidad Nacional de La Plata (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2000). Faz parte de Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, professor associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Antropologia, focado em antropologia política atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, etnologia indígena, antropologia e etnografia, rituais e performancers.

Downloads

Publicado

2024-10-05

Como Citar

Alvarez, G. O. (2024). Etnografia Audiovisual: ouvir o que não se diz e enxergar o que não se vê. Antropologia Sem Fronteiras: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Antropologia E Do Departamento De Antropologia E Etnologia Da UFBA, 1, e112405. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64067

Edição

Seção

Artigos