Etnografia Audiovisual

ouvir o que não se diz e enxergar o que não se vê

Autores/as

Palabras clave:

Etnografia Audiovisual, Xamanismo, Hermenêutica, Performance

Resumen

O artigo discute a prática da etnografia audiovisual a partir da proposta de Roberto Cardoso de Oliveira (1988, 1998), problematizada a partir da etnografia realizada na pesquisa: Mazatecos:  xamanismo e política. No trabalho discutimos os conceitos de Roberto Cardoso de Oliveira “olhar, ouvir e escrever” em que olhar é um olhar informado teoricamente e implica um estilo; o escutar é o processo de fusão do horizonte da comunicação, que realizamos ao filmar performances; e a edição, que permite a incorporação de material produto de momentos não metódicos da pesquisa. Nesta pesquisa, realizamos uma etnografia com xamãs durante rituais com o uso de cogumelos alucinantes, o que levantou o desafio de como representar uma experiência que inclua imagens não ópticas em vídeo. Momentos não metódicos, como a arte mazateca e a música permitiram a transmissão dessa experiência que não pode ser captada pelas lentes das câmeras. No trabalho analisamos também os momentos interpretativos da etnografia: quando estamos no campo e refletimos junto à população com a qual trabalhamos; quando estamos na academia e refletimos com nossos interlocutores; e a importância de uma narrativa dramática para despertar uma dimensão reflexiva no público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Omar Alvarez, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Antropología - Universidad Nacional de La Plata (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2000). Faz parte de Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, professor associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Antropologia, focado em antropologia política atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, etnologia indígena, antropologia e etnografia, rituais e performancers.

Publicado

2024-10-05

Cómo citar

Alvarez, G. O. (2024). Etnografia Audiovisual: ouvir o que não se diz e enxergar o que não se vê. Antropología Sin Fronteras: Revista Del Programa De Posgrado En Antropología Y Del Departamento De Antropología Y Etnología De La UFBA, 1, e112405. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64067

Número

Sección

Artigos