Antropologia Sem Fronteiras

Transgressão e Bem-Viver

Autores

Palavras-chave:

Editorial, Antropologia Sem Fronteiras, Antropologia, Bahia, Brasil, PPGA, UFBA

Resumo

O editorial do primeiro número da Revista Antropologia sem Fronteiras apresenta a proposta de ampliar os horizontes da antropologia, promovendo um diálogo entre disciplinas acadêmicas e conhecimentos de povos indígenas, quilombolas e minorias sociais. Discute os desafios contemporâneos da antropologia e a necessidade de abordagens colaborativas, críticas e éticas na produção de saberes. A revista convida pesquisadores e ativistas a compartilhar experiências que fomentem práticas de resistência e solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Caroso Soares, Universidade Federal da Bahia

Carlos Alberto Caroso Soares é antropólogo e professor titular no Departamento de Antropologia da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA). Formado pela UFBA, possui MA e PhD em Antropologia pela UCLA. Foi diretor do MAE/UFBA e presidente da Associação Brasileira de Antropologia. Sua atuação inclui antropologia da saúde, patrimônio cultural, e populações em vulnerabilidade. Recebeu a Medalha Roquette Pinto e foi decano da UFSB. Coordenou importantes projetos de pesquisa e foi membro de diversas comissões científicas e organizações internacionais.

Cíntia Beatriz Müller, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFRGS. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (2012-2014), lidera o grupo de pesquisa Pacto. Realizou pesquisas em diversas regiões do Brasil e desenvolve estudos no Recôncavo da Bahia, focando em relações interétnicas, quilombolas, e políticas públicas. Integra o Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia desde 2009. Maternou em 2015.

Fátima Regina Gomes Tavares, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com mestrado em Sociologia e doutorado em Antropologia, incluindo estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora titular na UFBA desde 2009, com passagem pela UFJF. Foi pesquisadora visitante na Université de Montréal (2018). Atua nas áreas de Antropologia da Saúde e da Religião, focando em religiões afro-brasileiras, novas religiosidades, saúde em quilombos e redes de cuidado. Co-coordena o Observabaía, com pesquisas sobre saúde, religião e desenvolvimento comunitário.

Felipe Bruno Martins Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA e coordenador do Gira - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Coordenador do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Edital PARFOR Equidade 2023). Mestre e doutor em Educação e Estudos de Gênero, com doutorado na UFSC e estágios no CLAGS/CUNY. Realizou três pós-doutorados em Estudos de Gênero, Antropologia Social e Antropologia da Educação. Seus interesses de pesquisa incluem políticas públicas de gênero e diversidade, movimentos LGBTTT, feministas e educação indígena.

Downloads

Publicado

2024-10-05

Como Citar

Soares, C. A. C., Müller, C. B., Tavares, F. R. G., & Fernandes, F. B. M. (2024). Antropologia Sem Fronteiras: Transgressão e Bem-Viver. Antropologia Sem Fronteiras: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Antropologia E Do Departamento De Antropologia E Etnologia Da UFBA, 1, e112401. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64059

Edição

Seção

Editorial