Sobre a Revista

Antropologia Sem Fronteiras

Sobre o Periódico

A Revista Antropologia Sem Fronteiras, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA-UFBA), destina-se à publicação de pesquisas originais em Antropologia, Ciências Sociais e áreas interdisciplinares que dialoguem com a Antropologia.

A Revista acolhe contribuições nacionais e internacionais nas seções: Editorial; Artigos; Ensaios; Diários de Campo; Entrevistas; Resenhas; Documentos; Audiovisual; Traduções.

Área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais

ISSN (online): 2966-4101 - Periodicidade: Fluxo contínuo

Missão

A Revista Antropologia Sem Fronteiras está comprometida em ser um espaço aberto para o debate antropológico promovendo a diversidade teórico-metodológica e temática que visa ampliar as formas de conhecimento ao acolher produções além do artigo convencional, fomentando o intercâmbio entre diferentes tradições antropológicas e a articulação entre saberes acadêmicos e não acadêmicos por meio de linguagens múltiplas, reforçando nosso compromisso com uma antropologia acessível, diversa e intelectualmente rigorosa.

Público alvo

Estudantes, professores e pesquisadores, movimentos sociais, lideranças.

Fluxo Contínuo

A Revista adota o modelo de publicação em fluxo contínuo. Os manuscritos aprovados são publicados individualmente e incorporados ao sumário da edição conforme forem finalizados.

Política de Acesso Aberto

A Revista adota a política de Acesso Aberto, promovendo a democratização do conhecimento científico em escala global. A submissão, avaliação e publicação de manuscritos na Revista são inteiramente gratuitas e isentas de custos. 🔗Mais Informação

Ética na Publicação

A Revista segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) para retratações, correções e más condutas científicas. 🔗Mais Informação

Contribuições Inéditas

A Revista aceita exclusivamente contribuições inéditas. Exceções serão consideradas apenas quando houver menção explícita, nos "Comentários ao Editor", de que o conteúdo foi previamente divulgado. Nestes casos, caberá à Comissão Editorial analisar a natureza da divulgação anterior e deliberar quanto à adequação da submissão aos critérios da Revista.

Avaliação por pares

A Revista adota o sistema de Avaliação por Pares, os quais emitirão seus pareceres (favoráveis ou não) à publicação, considerando a pertinência ao perfil da revista, a qualidade do material e adequação às diretrizes editoriais.

As/os pareceristas receberão os textos sem qualquer identificação autoral.

Em caso de pareceres conflitantes, será solicitada a avaliação de um/a terceiro/a parecerista. A decisão final será fundamentada na maioria das avaliações.

Direitos Autorais

Ao publicarem neste periódico, as/os autoras/es concordam em ceder os direitos de primeira publicação à revista, concordando com a licença CC BY-NC-SA 4.0, que permite compartilhamento e adaptação com atribuição, para fins não-comerciais e mantendo a mesma licença em derivados.

Em caso de pareceres conflitantes, será solicitada a avaliação de um/a terceiro/a parecerista. A decisão final será fundamentada na maioria das avaliações.

Política de Periodicidade de Publicações

É permitida apenas uma publicação por autor/a em cada edição, não sendo permitido a publicação em edições consecutivas (do mesmo volume ou não). Por este motivo, após a publicação, o/a autor/a deverá aguardar ao menos um ano para nova submissão, salvo nos casos de traduções, entrevistas ou resenhas. Submissões simultâneas, como autor/a ou coautor/a, serão aceitas apenas com justificativa e aprovação editorial.

Republicar o texto em outros meios somente após seis meses, citando a publicação original na Revista Antropologia Sem Fronteiras.