Um novo modelo de saúde é possível

Autores/as

  • Ananias Viana Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape

DOI:

https://doi.org/10.9771/rantropologia.v%25.64073

Palabras clave:

Quilombo, Medicina Tradicional, Folhas

Resumen

O texto apresenta a defesa de novo modelo de saúde, enraizado no conhecimento ancestral que simetriza a medicina tradicional à medicina convencional. A proposta já é praticada nas comunidades quilombolas e envolve o uso de ervas medicinais, espiritualidade e profissionais de saúde, resultando em benefícios para a saúde local, inclusive durante a pandemia. O autor critica o sistema de saúde atual, que marginaliza as práticas tradicionais, e pede que a ciência tradicional seja reconhecida e valorizada pela medicina convencional e pelo Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ananias Viana, Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape

Ativista quilombola e educador popular, com uma atuação no desenvolvimento de comunidades quilombolas. Coordenador do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape e do Núcleo de Desenvolvimento dos Quilombos do Território do Recôncavo Baiano. Também é conselheiro estadual de saúde. É coreógrafo, compositor e vocalista do grupo de samba de roda Suspiro do Iguape. Doutor Honoris Causa pela OCB em parceria com a FEBRAICA.

Publicado

2024-10-05

Cómo citar

Viana, A. (2024). Um novo modelo de saúde é possível. Antropología Sin Fronteras: Revista Del Programa De Posgrado En Antropología Y Del Departamento De Antropología Y Etnología De La UFBA, 1, e112408. https://doi.org/10.9771/rantropologia.v%.64073

Número

Sección

Ensaios