Estética e retórica no agenciamento terapêutico religioso por um homem santo na Bahia, Brasil

Autores

  • Carlos Caroso Univesidade Federal da Bahia
  • Carlo Castaldi

Palavras-chave:

Estética Ritual, Cura Religiosa, Terapeutas Comunitários

Resumo

Tomamos como ponto de partida o pressuposto de que as práticas nas curas religiosas e seus resultados raramente se dão aleatoriamente. Com base no conceito teórico de agenciamento (Deleuze; Guattari, 2007[1989]; Tavares, 2017), analisamos a cura religiosa como parte de uma longa tradição histórica no Brasil, que atualmente persiste, sendo encontrada tanto em ambientes urbanos quanto rurais e abrange várias formas de agenciamentos. A referência etnográfica que tomamos para análise se baseia na maneira como a reputação de um homem com poderes extraordinários e sobrenaturais é representada por meio de uma estética ritual elaborada e de uma performance retórica. Para dar suporte ao nosso ponto de vista, levamos em conta os registros etnográficos de Carlo Castaldi (1953-1954) e os continuados estudos de campo que vimos realizando na ilha de Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, onde esse Homem Santo viveu e realizou atos médicos-terapêuticos entre meados dos anos quarenta até o início dos anos sessenta do século passado, quando morreu "apaixonado" ao ser expulso do local sagrado que lhe conferiu e concedeu os reconhecidos poderes de curar as pessoas por meio da água que fluíam na Fonte dos Milagres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Castaldi

Antropólogo. Estudou Antropologia na Universidade de Columbia, sendo orientado por Charles Wagley e participado do Convênio University of Columbia-Estado da Bahia no início da década de 1950. Após concluir seu estudo de campo em Itaparica em 1954, Castaldi foi morar e trabalhar em São Paulo até 1958. Durante esse período, realizou e publicou importantes estudos sobre a antropologia brasileira. Ao retornar para a Itália trabalhou no Irã e Azerbaijão aposentando-se em 1990. Faleceu em Roma em 2002, aos 78 anos de idade.

Downloads

Publicado

2024-10-05

Como Citar

Caroso, C., & Castaldi, C. (2024). Estética e retórica no agenciamento terapêutico religioso por um homem santo na Bahia, Brasil. Antropologia Sem Fronteiras: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Antropologia E Do Departamento De Antropologia E Etnologia Da UFBA, 1, e112406. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64076

Edição

Seção

Artigos