Estética e retórica no agenciamento terapêutico religioso por um homem santo na Bahia, Brasil
Palavras-chave:
Estética Ritual, Cura Religiosa, Terapeutas ComunitáriosResumo
Tomamos como ponto de partida o pressuposto de que as práticas nas curas religiosas e seus resultados raramente se dão aleatoriamente. Com base no conceito teórico de agenciamento (Deleuze; Guattari, 2007[1989]; Tavares, 2017), analisamos a cura religiosa como parte de uma longa tradição histórica no Brasil, que atualmente persiste, sendo encontrada tanto em ambientes urbanos quanto rurais e abrange várias formas de agenciamentos. A referência etnográfica que tomamos para análise se baseia na maneira como a reputação de um homem com poderes extraordinários e sobrenaturais é representada por meio de uma estética ritual elaborada e de uma performance retórica. Para dar suporte ao nosso ponto de vista, levamos em conta os registros etnográficos de Carlo Castaldi (1953-1954) e os continuados estudos de campo que vimos realizando na ilha de Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, onde esse Homem Santo viveu e realizou atos médicos-terapêuticos entre meados dos anos quarenta até o início dos anos sessenta do século passado, quando morreu "apaixonado" ao ser expulso do local sagrado que lhe conferiu e concedeu os reconhecidos poderes de curar as pessoas por meio da água que fluíam na Fonte dos Milagres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Concedem à à revista seus direitos autorais e o direito de primeira publicação. Podem publicar o mesmo texto em outros veículos (como capítulo de livro, por exemplo), desde que aguardem o prazo de seis meses e seja feita referência à primeira publicação na revista Antropologia Sem Fronteiras.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Antropologia Sem Fronteiras adota a política de Acesso Aberto, reafirmando seu compromisso com a democratização do conhecimento científico em escala global. Em consonância com esse princípio, as/os autoras/es mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob a licença CC BY-NC-SA 4.0. Essa licença permite o compartilhamento e a adaptação do conteúdo, desde que seja atribuída a autoria original e publicação inicial nesta revista, não haja uso comercial e quaisquer obras derivadas mantenham a mesma licença.
As/os autoras/es têm autorização para assumir, separadamente, acordos de distribuição não exclusiva da versão publicada (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja indicada a publicação original nesta revista. Também são estimulados a divulgar e distribuir seus trabalhos online, em páginas pessoais ou plataformas acadêmicas, após o processo editorial, como forma de ampliar o acesso, o impacto e a citação da produção científica.