Estética e retórica no agenciamento terapêutico religioso por um homem santo na Bahia, Brasil

Autores/as

  • Carlos Caroso Univesidade Federal da Bahia
  • Carlo Castaldi

Palabras clave:

Estética Ritual, Cura Religiosa, Terapeutas Comunitários

Resumen

Tomamos como ponto de partida o pressuposto de que as práticas nas curas religiosas e seus resultados raramente se dão aleatoriamente. Com base no conceito teórico de agenciamento (Deleuze; Guattari, 2007[1989]; Tavares, 2017), analisamos a cura religiosa como parte de uma longa tradição histórica no Brasil, que atualmente persiste, sendo encontrada tanto em ambientes urbanos quanto rurais e abrange várias formas de agenciamentos. A referência etnográfica que tomamos para análise se baseia na maneira como a reputação de um homem com poderes extraordinários e sobrenaturais é representada por meio de uma estética ritual elaborada e de uma performance retórica. Para dar suporte ao nosso ponto de vista, levamos em conta os registros etnográficos de Carlo Castaldi (1953-1954) e os continuados estudos de campo que vimos realizando na ilha de Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, onde esse Homem Santo viveu e realizou atos médicos-terapêuticos entre meados dos anos quarenta até o início dos anos sessenta do século passado, quando morreu "apaixonado" ao ser expulso do local sagrado que lhe conferiu e concedeu os reconhecidos poderes de curar as pessoas por meio da água que fluíam na Fonte dos Milagres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlo Castaldi

Antropólogo. Estudou Antropologia na Universidade de Columbia, sendo orientado por Charles Wagley e participado do Convênio University of Columbia-Estado da Bahia no início da década de 1950. Após concluir seu estudo de campo em Itaparica em 1954, Castaldi foi morar e trabalhar em São Paulo até 1958. Durante esse período, realizou e publicou importantes estudos sobre a antropologia brasileira. Ao retornar para a Itália trabalhou no Irã e Azerbaijão aposentando-se em 1990. Faleceu em Roma em 2002, aos 78 anos de idade.

Publicado

2024-10-05

Cómo citar

Caroso, C., & Castaldi, C. (2024). Estética e retórica no agenciamento terapêutico religioso por um homem santo na Bahia, Brasil. Antropología Sin Fronteras: Revista Del Programa De Posgrado En Antropología Y Del Departamento De Antropología Y Etnología De La UFBA, 1, e112406. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/rasf/article/view/64076

Número

Sección

Artigos