Registro de Marca como Instrumento de Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual nas Universidades: uma revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.51500Palavras-chave:
Universidade, Marca Registrada, Proteção do Conhecimento.Resumo
A abordagem deste artigo circunda três grandezas: as instituições de ensino superior, em particular as universidades, como agentes impulsionadores do conhecimento, da inovação e da geração de desenvolvimento econômico; a Propriedade Intelectual (PI), como elemento estratégico na proteção de ativos; e o registro de marca, como sendo o instrumento de PI mais utilizado no mundo. Esta pesquisa busca encontrar elementos científicos capazes de evidenciar e/ou compreender como o registro de marca é utilizado pelas universidades como mecanismos de proteção de outros ativos de PI ligados a produtos e/ou serviços. Foi utilizada a pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, por meio da prospecção bibliométrica na base de pesquisas Scopus. Os resultados apontam que esse tema é pouco estudado, pois possui um pequeno número de publicações e baixa interação no meio científico, apesar de ser um tema relevante no universo da PI.
Downloads
Referências
CLARIVATE. Journal Citation Reports: Reference Guide. [S.l.], 2022. Disponível em: https://clarivate.com/wp-content/uploads/dlm_uploads/2022/06/JCR-2022-Reference-Guide.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.
CWTS – CENTRE FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY STUDIES. VOSviewer Visualizing Scientific Landscapes. [S.l.: s.n.], 2022.
ELSEVIER. Soluções Scopus. [S.l.], 2022. Disponível em: https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus. Acesso em: 21 set. 2022.
FREIRE, Estevão. Conceituação de Tipos e Metodologias de Pesquisa. In: SILVA, Glória M. M.; QUINTELLA, Cristina M. (org.). Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação. Salvador - Bahia: IFBA, 2021. p. 1-326. (Coleção Profnit, v. 1). E-book. Disponível em: http://www.profnit.org.br/pt/livros-profnit/. Acesso em: 24 set. 2022.
ICC – INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE. Guia de Propriedade Intelectual da ICC. Paris: ICC, 2020. Disponível em: https://www.iccbrasil.org/wp-content/uploads/2021/09/ip-roadmap-2020.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
MEDEIROS FILHO, Adonis Reis de; RUSSO, Suzana Leitão. Marcas como um indicador: revisão sistemática e análise bibliométrica da literatura. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, [s.l.], v. 71, n. 71, p. 50-67, 2018. Disponível em: http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/464. Acesso em: 10 ago. 2022.
OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT; IBD – INTER-AMERICAN DEVELOPMENT BANK. Innovative and Entrepreneurial Universities in Latin America. Paris: OECD Publishing, 2022. (OECD Skills Studies). E-book. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/innovative-and-entrepreneurial-universities-in-latin-america_ca45d22a-en. Acesso em: 10 ago. 2022.
OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder de; LUCE, Fernando Bins. O Valor da Marca: Conceitos, Abordagens e Estudos no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), [s.l.], v. 17, n. 2, p. 502-529, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112011000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 jun. 2022.
PUC-RS. Brasil é o 13o do ranking mundial em produção científica. [S.l.], 2022. Disponível em: https://www.pucrs.br/soupucrs-pesquisador/brasil-e-o-13o-do-ranking-mundial-em-producao-cientifica/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20Brasil%20est%C3%A1%20em,atendidos%20com%20bolsas%20em%202019. Acesso em: 29 set. 2022.
ROCHA, Clarice Monteiro; SILVA, Paula Tereza de Souza e. Análise do Registro e Gestão de Marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 3, p. 723-737, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/47172. Acesso em: 13 jun. 2022.
ROOKSBY, J. H.; COLLINS, C. S. Trademark trends and brand activity in higher education. Review of Higher Education, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 33-61, 2016. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84988470744&doi=10.1353%2frhe.2016.0037&partnerID=40&md5=73895f0133b8d4be945def1f0e9ea11c. Acesso em: 17 jun. 2022.
SOARES, Alessandra do Valle Abrahão et al. Transferência de Tecnologia da Universidade para o Mercado: estudo de caso de patente de processo de reciclagem de filtros de cigarro. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 15, n. 2, p. 396-410, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/46876. Acesso em: 22 ago. 2022.
SQUICCIARINI, M.; MILLOT, V.; DERNIS, H. Universities’ trademark patterns and possible determinants. Economics of Innovation and New Technology, [s.l.], v. 21, n. 5-6, p. 473-504, 2012. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84864347752&doi=10.1080%2f10438599.2012.656526&partnerID=40&md5=144f8f79bf5e1df7e845997b03af002e. Acesso em: 17 jun. 2022.
THOMAZ, Petronio Generoso; ASSAD, Renato Samy; MOREIRA, Luiz Felipe P. Uso do Fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [s.l.], v. 96, n. 2, p. 90-93, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 jun. 2022.
VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, [s.l.], v. 84, n. 2, p. 523-538, 2010.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Global Innovation Index 2022: What is the future of innovation-driven growth? 15. ed. Genebra: WIPO, 2022. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo-pub-2000-2022-section1-en-gii-2022-at-a-glance-global-innovation-index-2022-15th-edition.pdf. Acesso em: 5 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.