Análise do Registro e Gestão de Marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172

Palavras-chave:

Signos Distintivos, Propriedade Intelectual, Prospecção Tecnológica.

Resumo

Este artigo analisou o processo de registro e de gestão das marcas da Embrapa por meio do levantamento do histórico de proteção no Brasil e do exterior, identificando os processos e os critérios internos para efetivação de tais registros. Para isso, foram realizados um estudo de caso, com levantamento documental, entrevistas e busca de dados na base do INPI referentes às marcas ligadas ao CNPJ da Embrapa de 1970 até maio de 2021. Os resultados obtidos demonstraram que a Instituição vem ampliando a proteção dos seus ativos marcários, com 522 processos no INPI, sendo a maioria em vigor, possuindo ainda a tendência de resguardar as marcas em mais de uma classe. Em 2021, a Embrapa atualizou o seu documento orientador referente à criação e gestão de marcas, buscando uma maior organização do processo interno, bem como a promoção desse ativo como instrumento de negócio.

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Biografia do Autor

Clarice Monteiro Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco

MBA em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá em 2018.

Paula Tereza de Souza e Silva, Brazilian Agricultural Research Corporation

Doutora em Química pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Rocha, C. M., & Silva, P. T. de S. e . (2022). Análise do Registro e Gestão de Marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cadernos De Prospecção, 15(3), 723–737. https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.47172

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento