Registro de Marca como Instrumento de Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual nas Universidades: uma revisão bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.51500

Palavras-chave:

Universidade, Marca Registrada, Proteção do Conhecimento.

Resumo

A abordagem deste artigo circunda três grandezas: as instituições de ensino superior, em particular as universidades, como agentes impulsionadores do conhecimento, da inovação e da geração de desenvolvimento econômico; a Propriedade Intelectual (PI), como elemento estratégico na proteção de ativos; e o registro de marca, como sendo o instrumento de PI mais utilizado no mundo. Esta pesquisa busca encontrar elementos científicos capazes de evidenciar e/ou compreender como o registro de marca é utilizado pelas universidades como mecanismos de proteção de outros ativos de PI ligados a produtos e/ou serviços. Foi utilizada a pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, por meio da prospecção bibliométrica na base de pesquisas Scopus. Os resultados apontam que esse tema é pouco estudado, pois possui um pequeno número de publicações e baixa interação no meio científico, apesar de ser um tema relevante no universo da PI.

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Biografia do Autor

Marcos Augusto Oliveira Sales, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA, Brasil

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em 2015.

Edilson Araújo Pires, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil

Doutor e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Bacharel em Administração de Empresas (UNIJORGE), Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Consultor empresarial, Professor do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenador de Criação e Inovação da UFRB. Diretor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Recôncavo (SEIVA). Possui mais de 35 publicações científicas entre artigos e capítulos de livros. Como inventor, possui 8 patentes requeridas e uma Marca registrada no INPI. Já prestou consultoria na redação de mais de 50 pedidos de patentes e no registro de mais de 120 Marcas. É certificado por agências nacionais e Internacionais como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, FORTEC, Rede NIT-NE, SEBRAE e World Intellectual Property Organization, com formação complementar em Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Gestão de Agências de inovação, Estruturação dos NITs e Patentes e Busca de Anterioridade.

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

Sales, M. A. O., & Pires, E. A. . (2023). Registro de Marca como Instrumento de Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual nas Universidades: uma revisão bibliométrica . Cadernos De Prospecção, 16(5), 1462–1479. https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.51500

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento