ECONOMIAS PARA O BEM VIVER
uma reflexão para a sociedade pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v12i22.37814Palavras-chave:
Economia, bem viver, ecologia integralResumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre uma questão premente, reforçada no âmbito da pandemia da Covid-19, quer marcará para sempre a humanidade: em que sentido conduzir a transformação de nossas economias para que o “novo normal” após a pandemia não continue sendo de reprodução da pobreza, da fome e da degradação da natureza? A partir de pressupostos e conceitos enunciados pela Carta Encíclica Laudato Si elaborada pelo Papa Francisco e da noção de “bem viver” desenvolvida por Alberto Acosta, com apoio de outros autores, defino duas dimensões reflexivas principais: cognitiva, que diz respeito aos sentidos e significados que atribuímos a nossas experiências e, especialmente, à definição do que é econômico; e a institucional, que explicita a importância das instituições e de aspectos normativos no condicionamento de nossos comportamentos. Essas dimensões revelam aspectos fundamentais para a transformação da economia e fundamentam a reflexão, a partir da noção de ecologia integral, sobre a transição socioecológica da economia para que possamos desenhar economias para o bem viver, o que representa uma complexa ruptura paradigmática.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. Bem Viver: Uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária e Elefante Editora, 2016.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
MARÇAL, Katrine. O Lado invisível da Economia: uma visão feminista. Tradução: Laura Folgueira. São Paulo: Editora Alaúde, 2017.
OSTROM, Elinor. Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Indiana university: University press, 1990.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si: sobre o Cuidado da Casa Comum. Roma: Cidade do Vaticano, 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html , Acessado em 10/05/2020.
POLANYI, Karl. A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro, Contraponto, 2012.
RAWORTH, Kate. Doughnut economics: seven ways to think like a 21stcentury economist. Chelsea Green Publishing, 2017.
STRASSMANN, Diana. A economia feminista. In: PETEERSON, Janice; LEWIS, Margareth (orgs). Feminist Economic. Northampton/USA: Edward Elgar, 1999. Traduzido por Maria Giuseppina Curione.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NAU Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.