Possibilidades da Gestão Social como campo do conhecimento científico: considerações sobre os critérios de demarcação

Autores

  • Airton Cardoso Cançado UFT
  • José Roberto Pereira UFLA
  • Fernando Guilherme Tenório EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31305

Palavras-chave:

Gestão Social, Critério de Demarcação, Ciência

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a cientificidade do campo da Gestão Social. Como não há consenso sobre o que é ciência, foram escolhidos quatro critérios de demarcação (entre ciência e senso comum): Popper, Kuhn, Feyerabend e Santos. Para delimitar o campo da Gestão Social foi feita uma escolha teórica baseada nos trabalhos de Tenório e Cançado. A partir dessas quatro abordagens e da escolha teórica, a Gestão Social foi analisada para entender se ela satisfaz a esses critérios. Como resultado a Gestão Social atendeu aos critérios de demarcação de Popper, Feyerabend e Santos; porém, não atendeu ao de Kuhn.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Cardoso Cançado, UFT

Draduado em Administração de Cooperativas (UFV), Mestre em Administração (UFBA), Coordenador do NESol/UFT.

José Roberto Pereira, UFLA

Doutor em Sociologia (UnB). Membro da RGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Fernando Guilherme Tenório, EBAPE/FGV

Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Membro da RGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola Brasileira de administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Como Citar

Cançado, A. C., Pereira, J. R., & Tenório, F. G. (2014). Possibilidades da Gestão Social como campo do conhecimento científico: considerações sobre os critérios de demarcação. NAU Social, 5(9). https://doi.org/10.9771/ns.v5i9.31305

Edição

Seção

Novos Territórios